Secções

Notícias

Ensaios

Lançamentos

Chery Automobile: há uma nova fabricante chinesa a chegar a Portugal pela mão do Grupo JAP

©Chery Automobile | OMODA 5©Chery Automobile

O Grupo JAP parece determinado em ser um dos principais representantes nacionais de marcas chinesas de automóveis: depois da Foton, da GAC, da NIO e da Firefly, chega a vez da Chery Automobile. Esta fabricante já está em Espanha, no Reino Unido e chegará a Portugal no último trimestre deste ano.

No portfólio da Chery está a Omoda & Jaecoo, que entra no mercado nacional com cinco modelos: Omoda 5, Omoda 7, Omoda 9, Jaecoo 5 e Jaecoo 7. Para 2026, está prometido o «alargamento da gama».

Segundo o Grupo JAP, todos estes automóveis têm como «denominador comum uma relação qualidade/preço de referência, aliada a um posicionamento de vanguarda tecnológica». Em Espanha, por exemplo, o SUV de grandes dimensões Omoda 9 tem um PVP que começa nos 39 900 euros, o que significa que em Portugal é muito provável que este modelo atinja um valor a rondar os 50 mil euros.

©Chery Automobile | OMODA 5
©Chery Automobile

Já o Omoda 5 EV (na foto de destaque), mais compacto, começa nos 22 990 euros, o que significa que, em Portugal, pode ultrapassar os 30 mil. Os preços considerados impensáveis em Portugal continuam na outra marca: por exemplo, o SUV topo de gama Jaecoo 7 (imagem em cima) pode ser comprado a partir de 26 890 euros.