Este é o novo Porsche 911 GT3 R para a temporada de corridas de 2026

A Porsche apresentou uma versão evoluída do 911 GT3 R, cuja estreia está prevista para 2026. Este modelo de competição tem, no seu currículo, mais de quinhentas participações em corridas e mais de quatrocentos pódios.
Nesta nova versão, há vários pacotes opcionais dos modelos anteriores (como os kits de sensores e câmaras) que, agora, passam a ser de série. Esta é uma estratégia para garantir que este 911 GT3 R seja tão «versátil quanto competitivo».
Embora o motor e a plataforma-base não mudem, a marca alemã fala em melhorias ao nível da «aerodinâmica, do equilíbrio da suspensão, da facilidade de condução e do desempenho em provas de resistência».
Na lista de novidades do novo 911 GT3 R estão as entradas de ventilação em “louvre” nos guarda-lamas dianteiros, que «reduzem a sensibilidade do carro à inclinação durante a travagem»; e uma geometria «revista das suspensões dianteira e traseira para optimizar a distribuição de carga».

Este Porsche surge ainda reforçado com sistemas de arrefecimento «mais eficientes para a direcção assistida e os veios de transmissão, rolamentos cerâmicos nas rodas para maior durabilidade e um habitáculo redesenhado para maior conforto em provas de resistência».
A divisão Motorsport da Porsche já confirmou que vai disponibilizar um kit de actualização para os modelos GT3 R da geração 992 existentes, cujo preço começa nos 41 500 euros.
O novo GT3 R fez a sua primeira aparição nas 12 horas de Spa-Francorchamps deste ano, na equipa Herberth Motorsport (com os pilotos Ralf Bohn, Alfred Renauer e Laurin Heinrich)e ficou em segundo lugar. Curiosamente, em primeiro lugar ficou um Porsche 911 GT3 R (992) da Ziggo Sport Tempesta Racing.