Secções

Notícias

Ensaios

Lançamentos

Há mais leões na “savana” da Peugeot: 308 e 308 SW chegam com um novo design e quatro motorizações

©Peugeot | Novo 308©Peugeot

Como a marca tinha prometido, esta semana seriam apresentados os novos modelos do “leão”: a Peugeot vai lançar, no Outono de 2025, os novos 308 e 308 SW, com quatro opções de motorização (elétrica, híbrida plug-in, híbrida e diesel) e três níveis de equipamento: Style, Allure e GT.

Como é habitual nestes casos, as mudanças imediatamente visíveis são ao nível do design: os dois modelos estreiam um emblema iluminado da marca, que «integra de forma discreta o radar de proximidade», diz a Peugeot.

A grelha ganha também novas linhas de luz que prolongam a assinatura da marca até aos faróis; a parte da frente adopta ainda uma «forma trapezoidal» com entradas de ar laterais, enquanto os faróis passam a ter «três garras LED» que funcionam como luz diurna e piscas, com «tecnologia Full LED nas versões Style e Allure; e Matrix LED no GT».

©Peugeot | Novo 308
©Peugeot

As versões Allure e GT dos Peugeot 308 e 308 SW trazem jantes de liga leve diamantadas, de dezassete e dezoito polegadas, respectivamente. Já as versões eléctricas de ambos os automóveis passam a ter, de série, jantes de dezoito polegadas com corte diamantado.

No cockpit, saltam à vista o ecrã táctil central de dez polegadas e um painel de instrumentos desenhado para «libertar o máximo de espaço em benefício dos passageiros da frente». O habitáculo é ainda dominado por «materiais de alta qualidade como o alumínio genuíno e a Alcantara».

Em termos de motorizações, as versões eléctricas têm um motor de 115 kW (156 cavalos) e 270 Nm, associado a uma bateria de 58,4 kWh que «garante até 450 km de autonomia em ciclo WLTP». A Peugeot garante que o carregamento rápido permite fazer de 20 a 80% em 32 minutos num posto de 100 kW. Já a função V2L, que se estreia nestes modelos, está preparada para «alimentar equipamentos externos até 3,5 kW».

©Peugeot | Novo 308
©Peugeot

Depois, os 308 Plug-in Hybrid têm 195 cavalos: combinam um motor a gasolina 1.6 de 150 cv com um eléctrico de 92 kW, cuja autonomia é de até 85 km. A bateria de 17,2 kWh pode ser carregada em «pouco mais de duas horas num carregador de 7,4 kW», sublinha a marca francesa.

A outra opção com ADN eléctrico é a versão com motor híbrido de 145 cavalos e uma bateria que se carrega automaticamente durante a condução e que dá um «impulso-extra de binário para uma aceleração particularmente dinâmica». Os consumos ficam nos «4,7 a 5 l/100 km, dependendo do modelo, em ciclo combinado WLTP», com a Peugeot a garantir uma condução «de até 50% do tempo em modo totalmente eléctrico».

Finalmente, os Peugeot 308 e 308 SW têm ainda uma versão mais tradicional, com um motor Diesel 1.5 de 130 cv e caixa automática EAT8. Para já, ainda não são conhecidos os preços destes novos “leões”.