Secções

Notícias

Ensaios

Lançamentos

Potência de 1080 cavalos, motor V12 e mais de 350 km/h: este é o novo “fenómeno” da Lamborghini

©Lamborghini | Fenomeno©Lamborghini

A marca italiana não esteve para meias palavras: durante a Monterey Car Week, a Lamborghini apresentou o seu mais recente modelo híbrido plug-in de edição (super) limitada, nesta caso, de apenas 29 unidades. O Fenomeno é o automóvel «V12 mais potente alguma vez construído» e o Lamborghini «mais rápido de sempre», com uma velocidade máxima de 359 km/h.

Este automóvel pertence à colecção ‘Few Off’ e tem um preço de 3,5 milhões de dólares (cerca de três milhões de euros em conversão directa): são cerca de 3.200 euros por cavalo de potência, uma vez que o motor a gasolina V12 tem 835 cavalos, a que se juntam mais 245 de três motores eléctricos.

Em comparação com outro híbrido da Lamborghini, o Revuelto, o Fenomeno tem mais 65 cavalos. A Lamborghini diz que o aumento de potência foi possível graças à nova bateria de 7 kWh, «exclusiva do Fenomeno». Comparativamente à de 3,8 kWh do Revuelto, esta permite uma autonomia de cerca de 20 km em modo totalmente elétrico, contra apenas 10 km do modelo anterior.

©Lamborghini | Fenomeno
©Lamborghini

O Fenomeno apresenta ainda a «melhor relação peso-potência de sempre» num superdesportivo da marca: 1,64 kg/cv. O binário máximo mantém-se nos 725 Nm às 6750 rpm (o mesmo do Revuelto), enquanto a aceleração dos 0 aos 100 km/h é cumprida em 2,4 segundos, uma décima mais rápido que o Revuelto.

Esteticamente, o Fenomeno parece mais agressivo que o Revuelto: tem duas grandes entradas de ar no capot, inspiradas no Huracán GT3, enquanto a silhueta se inspira no Essenza, um Lamborghini exclusivo para competição. A carroçaria é totalmente em fibra de carbono, equipada com discos de travão carbono-cerâmicos, jantes de 21 polegadas à frente e 22 polegadas atrás, e pneus Bridgestone Potenza Sport.

©Lamborghini | Fenomeno
©Lamborghini

Para já, a marca italiana continua sem apresentar um modelo de produção eléctrico. Em 2023, a Lamborghini mostrou o protótipo Lanzador, cujo lançamento estava inicialmente previsto para 2028; contudo, foi adiado para 2029 e não se sabe se chegará a ser 100% eléctrico. O crossover Urus, que também tinha planos para se transformar em EV, foi lançado apenas como uma versão híbrida plug-in de alto desempenho.

Desta forma, um possível ‘Lambo’ 100% eléctrico continua a ser uma miragem, dado que a marca parece querer apostar, para já, nas motorizações híbridas que batem recordes de potência e velocidade.