Toyota e Mazda dão as mãos para criar um «ecossistema de baterias» com foco na reutilização

As duas marcas japonesas anunciaram ter dado início a uma série de testes conjuntos com um sistema de armazenamento de energia desenvolvido pela Toyota, o Sweep Energy Storage System, na fábrica da Mazda em Hiroshima, no Japão.
Os sistemas de energia da Mazda (que é o «único sistema de geração de energia operado por um fabricante de automóveis no Japão») e da Toyota, que «utiliza baterias de veículos eléctricos», vão ficar ligados «através dos seus respetivos sistemas de gestão de energia», explicam as duas fabricantes.
Desta forma, será possível «ajudar a equilibrar a oferta e a procura de energias renováveis, que variam consoante o clima e o período do dia, apoiando o objetivo de neutralidade carbónica».
A energia gerada servirá para alimentar a linha de produção da Mazda a partir de duas fontes: os sistemas de geração de renováveis e a central termoeléctrica desta marca; e o sistema Sweep Battery, da Toyota que, por sua vez, também recebe energia destas duas fontes da Mazda.

A Mazda lembra ainda que estes testes se inserem na estratégia da indústria automóvel japonesa: a criação de um «ecossistema de baterias», cujo objetivo é «garantir um fornecimento estável de recursos críticos e construir uma cadeia de abastecimento resiliente».
Para fazer isto, será feita uma «reutilização sustentável de baterias», incluindo as que «chegam ao fim de vida em veículos electrificados», concluem as duas marcas japonesas.