Secções

Notícias

Ensaios

Lançamentos

X-Trail “picado” pelo Nismo: o grande SUV da Nissan ficou mais desportivo, mas há um problema

©Nissan | X-Trail Nismo©Nissan

A Nissan anunciou o lançamento do primeiro X-Trail a receber este “tratamento” desportivo, aqui desenvolvido sob o conceito de um «SUV Grand Touring». Lembre-se que um dos últimos modelos a passar para o ‘lado Nismo da força’ tinha sido o Aryia.

Embora a Nissan não tenha partilhado, em comunicado, dados sobre a motorização do X-Trail Nismo, este modelo mantém a motorização híbrida e-Power que está, por exemplo, no Qashqai: um motor a gasolina 1.5 de três cilindros, usado apenas como gerador, com dois motores eléctricos, um em cada eixo.

A potência combinada será de 211 cv, diz o site DailyRevs, com um binário de 525 Nm. Segundo a Nissan, este SUV vem com a tecnologia e-4ORCE para uma «maior agilidade em curva, aceleração consistente e condução refinada». Aqui, temos um modo ‘Sport’ com «resposta imediata» e um modo ‘Auto’, pensado para «acelerações a médias e altas velocidades».

©Nissan | X-Trail Nismo
©Nissan

Este modelo traz ainda amortecedores Kayaba com «sistema de válvula oscilante», uma solução que «reduz o movimento da carroçaria nos SUV mais altos e aumenta o conforto». O sistema de tracção integral foi, também, ajustado para «aumentar a distribuição de binário para o eixo traseiro», o que optimiza a «trajectória em aceleração».

O X-Trail Nismo vem com pneus Michelin Pilot Sport EV e «jantes exclusivas de 20 polegadas com uma abertura central ampla para melhorar o arrefecimento dos travões e um aro externo plano para otimizar o fluxo de ar».

Como é habitual nos modelos Nismo, há vários detalhes de design que reforçam o ADN desportivo e agressivo: na dianteira há elementos negros cromados que se «estendem horizontalmente acima da grelha, integrando-se perfeitamente com as luzes exclusivas para enfatizar uma postura mais encorpada».

©Nissan | X-Trail Nismo
©Nissan

Atrás, a marca destaca um «difusor inferior e luzes de nevoeiro traseiras inspiradas nas corridas que evocam a estética do automobilismo». Este X-Trail foi ainda reforçado com spoilers laterais com «detalhes em vermelho vibrante».

No habitáculo, continuam os detalhes em vermelho sobre uma base preta e é possível ter bancos Recaro ajustados pela Nismo, com apoio reforçado em curva, regulação eléctrica e aquecimento.

Agora, o problema: segundo a marca, este modelo não tem previsão de chegada ao mercado europeu, mantendo-se para já exclusivo do Japão. A apresentação está marcada para 24 de Setembro e o preço deve estar entre cinco e seis milhões de ienes, ou seja, cerca de 30 a 35 mil euros.