A curiosa e inusitada Ilha Volvo não fica onde estamos à espera (e tem apenas um “habitante”)

Não, não é na Suécia. Ao contrário do que seria natural, a ilha que recebe o nome de uma das principais marcas deste país nórdico não fica no seu território. Para chegarmos a este pedaço de terra rodeado de água por todos os lados temos de viajar até aos EUA.
Aqui, na cidade de Rutland (estado do Illinois) fica uma pequena ilha artificial, com pouco mais de quarenta metros quadrados, que deve o seu nome a um automóvel solitário — um Volvo S80 de 2001 — que está no mesmo sítio desde 2011. Se ainda não acredita, pode vê-lo no Google Maps.
A história começou com Scott Mann, um proprietário local de oficinas, que decidiu transformar uma antiga península numa ilha artificial. Depois de conduzir o Volvo até ao fim da língua de terra, usou uma escavadora para retirar a ligação à margem e deixou o automóvel isolado.

Com isto, Mann quis lançar um enigma e desafiar as pessoas a adivinhar como é que o Volvo S80 tinha chegado até ali. O que começou por ser apenas uma excentricidade, ganhou nova dimensão quando a Volvo Island apareceu no modo ‘Street View’ do Google Maps em 2015.
Desde então, a página dedicada à Volvo Island tem recebido centenas de comentários: entre estes, há quem a descreva como um local «majestoso» ou mesmo como uma «experiência espiritual» (no Google Maps, está marcado como ‘Local de Culto’), enquanto outros sublinham o carácter insólito deste “monumento improvisado”.
Mais de uma década depois, o S80 mantém-se no mesmo lugar, totalmente à mercê do clima, mas apresenta-se num estado razoável. O que começou como uma brincadeira tornou-se um destino viral, tanto para fãs da marca sueca, como apenas para curiosos.