Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

BYD bate recorde do mundo de velocidade em pista com um eléctrico: 472,41 km/h

©BYD | Yangwang U9©BYD

O YangWang U9 Track Edition é o novo dono do recorde de velocidade em pista numa única direcção. Este modelo, desenvolvido pela submarca desportiva e de luxo da BYD, atingiu os 472,41 km/h na pista Automotive Testing Papenburg (Alemanha) e ultrapassou o Aspark Owl (SP600), que tinha atingido os 438 km/h.

Esta é a versão (ainda) mais desportiva do YangWang U9 que, em Novembro de 2024, já tinha feito 391,94 km/h, tornando-se o automóvel chinês mais rápido do mundo, superando o Xiaomi SU7 Ultra, cuja velocidade máxima é de 350 km/h. Contudo, este modelo nunca foi testado em pista nas mesmas condições do U9.

Com quatro motores de 30 mil rpm e uma potência superior a três mil cavalos, o YangWang U9 Track Edition tem a «primeira plataforma de 1200 V produzida em série» e inclui um «sistema de vectorização de binário independente em cada roda, que ajusta a entrega de potência mais de cem vezes por segundo».

Em relação ao YangWang U9, esta versão mantém o mesmo «design aerodinâmico», mas foi reforçada com um «splitter dianteiro em fibra de carbono» para melhorar o desempenho em «condições de ultra-alta velocidade». A marca usou ainda «pneus semi-slick específicos para pista» e jantes com um «tratamento inovador» que «reduz o deslizamento relativo, melhorando a previsibilidade, a estabilidade e a durabilidade em acelerações e travagens extremas».

Resta dizer que, ao volante do YangWang U9 Track Edition, estava o piloto alemão Marc Basseng, que já tinha conduzido a versão-base deste desportivo da BYD em Novembro de 2024, quando este modelo fez a tal marca dos 391,94 km/h.