Duster e Bigster reforçados com o motor Hybrid-G 150 4×4; o SUV compacto da Dacia recebe mais três novas motorizações

A Dacia anunciou o reforço da oferta de motorizações do Duster e do Bigster com a «estreia mundial» do bloco Hybrid-G 150 4×4, que combina «tecnologia híbrida, GPL bi-fuel e tracção integral», naquilo que a marca aponta como uma «estreia mundial».
Os Duster e Bigster Hybrid-G 150 4×4 passam, assim, a conjugar um motor mild-hybrid de 1,2 litros de 48 V com 140 cavalos no eixo dianteiro e 31 cv no traseiro. No total, são 154 cavalos, com 230 Nm de binário para o motor de combustão e 87 Nm para o eléctrico.
Estes SUV vêm com uma caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades para o motor a gasolina e uma de duas velocidades para o eixo traseiro eléctrico, que pode ser desacoplado.

«A caixa de duas velocidades associada ao motor eléctrico traseiro de 48V é uma estreia mundial», sublinha a marca. No caso do Duster, há dois depósitos de cinquenta litros para GPL e gasolina, o que lhe dá uma autonomia de até 1500 km (ciclo WLTP). Além do Hybrid-G 150 4×4, a Dacia introduziu mais três motorizações no Duster.
Para começar, a Hybrid 155 , que já equipa o Bigster, passa a estar disponível também no SUV mais compacto da Dacia: junta um motor a gasolina de 109 cv a dois motores eléctricos, com caixa automática sem embraiagem, «permitindo arranques sempre em modo eléctrico, que permitem até 80% de condução urbana». O consumo médio é de «4,6 l/100 km».
Segue-se o Mild Hybrid 140, um motor a gasolina de três cilindros turbo de 1,2 litros, sistema de 48V e caixa manual de seis velocidades. Aqui, os consumos são de 5,4 l/100 km. Finalmente, o Duster recebe o Eco-G de 120 cavalos (anteriormente eram 100 cv); esta versão tem depósitos de gasolina e GPL que totalizam «cem litros», o que garante uma «autonomia de até 1380 km».

Com os novos motores, surgem ainda afinações no interior do Duster; este SUV ganha um «novo visual interior, com estofos exclusivos e acabamentos a condizer na versão Journey», assim como um banco do condutor com «ajuste lombar».
A versão Extreme tem também novas jantes em liga leve escurecidas, com ambas as versões a terem «regulador de velocidade adaptativo». Este é de de série na versão Journey e opcional, na Extreme.