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P7: o trunfo da Xpeng no Salão de Munique é o «primeiro veículo definido por IA do mundo»

©Xpeng | P7©Xpeng

«Com o novo P7, estamos a mostrar aos utilizadores de todo o mundo como a IA pode transformar o automóvel num assistente inteligente e caloroso». Foi assim que He Xiaopeng, presidente e CEO apresentou o P7, o grande destaque da marca chinesa no Salão de Munique.

Na linha do P6, o P7 é um «sedan desportivo revolucionário que combina um design original e futurista, desempenho ao nível de supercarro», sublinha a marca, com base na linguagem Xmart Face. No habitáculo, salta à vista um ecrã central de grandes dimensões em formato horizontal.

O P7 que será vendido na Europa vai ter uma bateria de 86 kWh que permite até 550 km de autonomia no ciclo WLTP. Este modelo de 593 cavalos, faz 3,7 segundos dos 0 aos 100 e tem uma velocidade máxima de 230 km/h.

Este sedan vem ainda com o sistema XPilot 4.0, uma «solução avançada de assistência à condução», que recorre a sensores LiDAR, radar e câmaras, e que deverá evoluir para funcionalidades de condução semiautónoma, em breve.

Para já, ainda não há previsão de chegada a Portugal, mas a marca já anunciou que o XPeng P7 vai estar disponível na Europa a partir de 2026, com preços a começar na ordem dos 55 mil euros.

Além de ter anunciado o P7, a Xpeng definiu ainda algumas metas a cumprir a curto e médio prazo: em Setembro, será inaugurado um centro de I&D em Munique e, até 2026, vai dar início à produção em série de veículos com condução autónoma nível 4. Em linha com isto, vão começar ainda os testes com um rototáxi, na China.