Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Peugeot E-3008 é um protótipo com uma nova tecnologia de baterias: conheça a IBIS

©Stellantis | IBIS Vehicle Battery©Stellantis

A Stellantis e a Saft (uma subsidiária da TotalEnergies) apresentaram um protótipo de veículo eléctrico com tecnologia IBIS (Intelligent Battery Integrated System), um «sistema inovador de armazenamento de energia e conversão eléctrica desenvolvido em França».

O primeiro automóvel eléctrico «totalmente funcional» com a IBIS é um Peugeot E-3008 de nova geração, desenvolvido com base na plataforma STLA Medium. Este protótipo é o resultado de «anos de desenvolvimento conjunto» entre a Stellantis, a Saft e outros parceiros.

A IBIS funciona com um inversor e um carregador instalados directamente na bateria (compatível com CA e CC) que dão energia ao motor e aos «sistemas auxiliares» do automóvel. Entre as vantagens apontadas pela Stellantis estão «até 10% de melhoria na eficiência energética e 15% de ganho de potência».

©Stellantis | IBIS Vehicle Battery
©Stellantis

Depois, passa a haver um «carregamento mais rápido e uma manutenção simplificada, com potencial de reutilização das baterias em segunda vida». No que respeita à estrutura, a IBIS permite a «redução de 40 kg no peso do veículo e um ganho de 17 litros de espaço».

A segunda fase do projecto IBIS arrancou em Junho de 2025, com apoio do programa France 2030, e foca-se em «testes em condições reais de condução». O objectivo traçado pela Stellantis prevê que a tecnologia possa vir a ser «integrada em veículos de produção até ao final da década».

Além de ser aplicada ao ramo automóvel, a IBIS tem «potencial» para ser aplicada a mais sectores: «Ferrovia, aeroespacial, transportes marítimos e centros de dados», conclui a Stellantis.