Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Polestar 5 oficializado: é o primeiro automóvel da marca a passar os 100 mil euros de preço-base

©Polestar | 5©Polestar

A Polestar revelou o modelo 5, um Grand Tourer que acaba por ser o sucessor do protótipo Precept, que a marca anunciou em 2020. O resultado final chega «quase inalterado em relação ao design original», destacando-se pelo perfil «aerodinâmico inspirado na aviação» e pelos seus cinco metros de comprimento.

Este novo automóvel mostra-se com «linhas minimalistas, vidros sem moldura, maçanetas retrácteis e uma barra de luz traseira com difusor integrado». Está disponível em seis cores, incluindo duas mate: Storm e Magnesium.

No interior temos uma configuração ‘4+1’ com bancos Recaro a oferecerem uma posição baixa, «apoio lateral reforçado» e revestimentos em MicroTech de série ou couro Nappa sustentável da Bridge of Weir. Os bancos têm aquecimento, refrigeração e capacidade para fazer massagens.

A consola central é dominada por um ecrã de 14,5 polegadas com sistema Android Automotive e o sistema sonoro tem duas opções: Polestar High Performance ou Bowers & Wilkins de 21 altifalantes e 1680 W.

O Polestar 5 vem em duas versões: Dual Motor e Performance, ambas com bateria NMC de 122 kWh e velocidade máxima de 250 km/h. A capacidade de carga DC é de até 350 kW e, em AC, de 11 kW. Fora estas semelhanças, há as diferenças óbvias.

Na Dual Motor, a potência é de 784 cavalos (550 kW), o binário de 812 N e a autonomia WLTP chega aso 670 km. Com estes dados, os consumos estão entre 17,7 e 18,3 kWh/100. Já a Performance chega aos 884 cavalos (650 kW), 1015 Nm, autonomia de 565 km e consumos de 10,9 kWh/100.

O Polestar 5 já está disponível para encomenda em Portugal com preços a começar nos 122 600 euros, para a Dual Motor; e de 146 400 para a Performance. As primeiras entregas estão marcadas para 2026.