Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

YangWang U9 Xtreme: este supercarro chinês bateu um recorde que tinha seis anos e ultrapassou o Bugatti Chiron Super Sport

©BYD | YangWang U9X©BYD

Há um novo dono do título de ‘Automóvel Mais Rápido do Mundo’ e, pela primeira vez, é um eléctrico: o YangWang U9 Xtreme atingiu os 496,22 km/h na pista Automotive Testing Papenburg (Alemanha).

Na prática, este modelo acaba por se superar a si próprio, dado que no princípio de Setembro, a versão Track Edition já tinha chegado aos 472,41 km/h, o que fez com que se tornasse o automóvel eléctrico mais rápido de sempre. Na altura, o YangWang superou o Aspark Owl (SP600).

Desta vez, ao chegar quase aos 500 km/h, o supercarro da submarca desportiva da BYD passa a ser, de forma absoluta, o automóvel mais rápido do mundo. O anterior dono deste título era o Bugatti Chiron Super Sport, ganho em 2019 com uma marca de 490,5 km/h.

©MotorMais | Velocidades Top
©MotorMais

O YangWang U9 Xtreme é uma evolução do Track Edition: tem
um sistema eléctrico de ultra-alta tensão com 1200 V, uma Blade Battery de fosfato de ferro e lítio, assenta na plataforma e4 (quatro motores elétricos de 30 mil rpm), ultrapassa os 3000 cavalos de potência e vem com uma suspensão DiSus-X afinada para pista.

O piloto responsável pelo recorde foi, mais uma vez, Marc Basseng: «Tecnicamente, algo assim não é possível com um motor de combustão». Este modelo terá uma produção limitada a trinta unidades – dado que o Yangwang U9 custa cerca de 250 mil euros, o U9X deve atingir um valor perto dos 350 mil euros.