Secções

Notícias

Ensaios

Lançamentos

Alma californiana e coração eléctrico: a Ford olhou para a história do Mustang e criou uma versão especial do Mach-E GT

©Ford | Mustang California©Ford

O regresso ao passado para “beber” inspiração de forma a (re)criar modelos ou versões históricas continua a marcar o destino de várias marcas do mundo automóvel. Desta vez, foi a Ford: a marca juntou «tradição e modernidade» para desenvolver o novo Mustang Mach-E GT California Special.

Esta é uma edição que «recupera o espírito clássico da década de 1960» e o transporta para o universo EV. «Há algo sobre o espírito californiano que sempre esteve associado à marca Mustang e, agora, o Mach-E junta-se à família», diz Kristen Keenan, designer de cores e materiais da Ford.

A história começou em 1968, quando os concessionários da Califórnia «pediram à marca um pack exclusivo que distinguisse a sua contribuição para o sucesso do modelo», lembra a marca. Desta forma, nasceu o primeiro California Special, com elementos em vermelho e preto e detalhes aerodinâmicos marcantes, limitado a cerca de quatro mil unidades.

©Ford | Mustang California
©Ford

Agora, com a chegada da sétima geração do Mustang de duas portas em 2024, a Ford decidiu reinterpretar o conceito. «Fizemos modificações arrojadas, queríamos criar algo novo, respeitando a tradição», explica Stefan Taylor, designer de exteriores da Ford.

A inspiração veio das «cores e dos contrastes da costa californiana», com o resultado a ser o novo tom Adriatic Blue. Esta é uma cor que «muda consoante a luz, entre o azul-claro e o violeta profundo» e que «evoca as tonalidades do Pacífico».

O Mustang Mach-E GT California Special tem jantes de vinte polegadas em cinzento carbonizado com o logótipo GT/CS e um grafismo no capô inspirado na costa da Califórnia, com «tons cinzentos, pretos e um toque azul que simboliza o oceano». No interior, os bancos desportivos em tecido Navy Pier ActiveX e Miko têm riscas azuis e prateadas, que também estão na consola central, no volante e nos tapetes.

©Ford | Mustang California
©Ford

Baseado na versão GT, este modelo 100% eléctrico tem «até 515 km de autonomia, 487 cavalos de potência e 950 Nm de binário». É, nas palavras da Ford, a «união entre performance eléctrica e estilo californiano». As encomendas abrem na primavera de 2026 e não é conhecido o preço; a chegada a Portugal também não foi confirmada pela marca.