Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Ferrari mostra o motor, a bateria e o chassis do seu primeiro modelo eléctrico: vai ter 1000 cavalos e será lançado em 2026

©Ferrari | Chassis©Ferrari

Num evento em Maranello, a Ferrari mostrou, pela primeira vez, parte da tecnologia que vai “alimentar” o seu aguardado modelo 100% BEV, conhecido por agora pelo nome de código ‘Elettrica’ (a designação definitiva ainda não está confirmada).

A marca italiana revelou o chassis e o grupo motopropulsor do futuro modelo, incluindo o pack de baterias e os motores eléctricos. Contudo, ainda não foi desta que pudemos ver o aspecto deste automóvel, embora a estreia oficial esteja prevista para 2026.

Ainda assim, e por algumas fotos espia de modelos camuflados vistos em Itália, o protótipo Elettrica poderá assumir diferentes formatos, de uma shooting brake a um crossover compacto. Entre os dados técnicos já confirmados, destacam-se uma velocidade máxima de 310 km/h, a potência até 1000 cavalos em modo boost e uma autonomia de 530 quilómetros (ciclo WLTP).

©Ferrari | Motor
©Ferrari

A Ferrari promete também uma «experiência sonora própria, sem recorrer a sons artificiais». Para isto, um «acelerómetro instalado sob o inversor capta as vibrações do motor» e, através de um «algoritmo desenvolvido» pela marca, amplifica-as para «criar um som característico, fiel à identidade» do Cavallino Rampante.

O novo modelo terá, ainda, motores eléctricos independentes, direcção traseira e uma «suspensão activa» que elimina a tradicional barra estabilizadora. Com capacidade para mais de quatro ocupantes, o Elettrica aproxima-se mais do SUV Purosangue que dos tradicionais coupés da marca. Além de ser o primeiro modelo 100% eléctrico da marca, será também o primeiro Ferrari de quatro portas de sempre.

De acordo com a Reuters, o preço deverá começar nos 500 mil euros. O chassis é fabricado com «75% de alumínio reciclado» e o pack de baterias, de 122 kWh (foto em baixo), é montado pela «própria Ferrari», com células da sul-coreana SK On.

©Ferrari | Bateria
©Ferrari

A arquitectura de 800 volts permitirá carregamentos até «350 kW e acelerações dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,5 segundos», garante a marca. Já o sistema de regeneração foi concebido para simular as passagens de caixa, o que deverá dar uma sensação de condução mais próxima da de um modelo com motor térmico.

Lembre-se que a marca de Maranello tem adoptado uma abordagem conservadora relativamente à electrificação. O segundo EV do Cavallino Rampante foi adiado para 2028 devido à procura limitada, enquanto a rival Lamborghini só deverá lançar o seu primeiro BEV em 2029.