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G6 x 10: as nossas principais ideias sobre o “simpático” SUV coupé da Xpeng que aposta mais no conforto que na agressividade

©MotorMais | Xpeng G6©MotorMais

O G6 foi o modelo com que a Xpeng se estreou em Portugal, tendo como alvo directo o Tesla Model Y. Quando o experimentámos, ficou claro que, enquanto a tecnologia impressiona, o design exterior podia ser mais ousado para se diferenciar do concorrente norte-americano.

Com linhas minimalistas e detalhes herdados do Model Y, o G6 consegue, ainda assim criar identidade própria através de formas arredondadas, jantes de 20 polegadas e spoiler discreto, oferecendo um equilíbrio entre estética e aerodinâmica, reforçado pela cor Silver Frost. Estas são as nossas 10 ideias-chave sobre o Xpeng G6, depois de o termos testado a fundo.

1 – Chegada a Portugal e alvo do G6

O G6 marcou a estreia da Xpeng em Portugal, tendo como principal concorrente o Tesla Model Y. Este modelo combina tecnologia avançada com um design exterior que poderia, na nossa opinião, ser mais irreverente.

2 – Design exterior e identidade própria

Apesar das semelhanças conceptuais com o Model Y, o G6 encontra uma identidade própria através de formas arredondadas, aro nos guarda-lamas, jantes de vinte polegadas e um spoiler discreto. A aparência aerodinâmica é acentuada pela cor Silver Frost.

3 – Dimensões e bagageira

Com 4,7 metros de comprimento, 1,9 de largura e 1,6 de altura, o G6 tem proporções equilibradas e uma bagageira generosa de 571 litros, capaz de acomodar facilmente dois sets de equipamento para bodyboard. E ainda sobra espaço para algumas mochilas.

4 – Habitáculo e tecnologia

O interior é tecnológico e minimalista, com puxadores das portas substituídos por botões, bancos em pele e tecto panorâmico fixo. O G6 oferece ainda modos de conforto e relaxamento como o ‘Espaço Mindfulness’ e o ‘Espaço de Repouso’.

5 – Sistema de relaxamento e som

Os bancos dianteiros rebatem-se quando activados, e o sistema de som entra em modo ‘Natureza’ ao reproduzir sons de água e pássaros. Isto cria uma experiência de descanso durante viagens mais longas.

6 – Soluções de arrumação

O G6 inclui duas bases de carregamento Qi, mais duas para copos, um compartimento sob o apoio de braço e espaço sob a consola estilo ponte, com portas USB-A, USB-C e 12V. É tudo muito prático, quer para quem vai à frente, como atrás.

7 – Visibilidade e crítica ao vidro traseiro

O vidro traseiro estreito compromete a visibilidade: a Xpeng poderia ter incluído um ecrã em substituição do espelho e seguir o exemplo do Polestar 4.

8 – Ecrãs e interface

O habitáculo tem dois ecrãs: painel de instrumentos com 10,26 polegadas e ecrã táctil com 14,96. Aqui, ficam concentradas todas as funções do G6, numa interface limpa e rápida – a dependência do ecrã é quase total para os controlos essenciais.

9 – Modos de condução e regeneração

O G6 tem os modos ‘Eco’, ‘Normal’ e ‘Sport’, com animações no painel e controlo de regeneração via X-Pedal. Isto permite uma condução apenas com o acelerador, embora sem que o G6 pare totalmente quando o largamos.

10 – Motor, bateria, autonomia e preço

A versão RWD Long Range tem 272 cv e 440 Nm, bateria de 87,5 kWh, até 570 km de autonomia WLTP e um consumo médio de 15,5 kWh/100 km. O preço de 51 295 euros é uma soma de tecnologia, conforto e autonomia competitiva.