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Hipster: a Dacia tem um novo protótipo 100% eléctrico para uma mobilidade «urbana simples e directa»

©Dacia | Hipster©Dacia

A “febre” dos SUV ainda é uma realidade, mas as marcas parecem, cada vez mais, querer arrefecer esta tendência com modelos compactos e descomplicados. A Citroën játinha feito isso com o seu Ami, numa plataforma que também foi usada para o Topolino, da FIAT.

Também já foi anunciado o desenvolvimento de um novo Smart compacto, naquilo que será um regresso ao conceito do ForTwo; e a Volkswagen já apresentou o seu ID.Every1, programado para 2027. A própria Dacia tem o acessível Spring mas, agora, anunciou mais um modelo compacto, para já em fase de protótipo.

A novidade é o Hipster um «exercício de design e engenharia que procura responder a uma pergunta simples»: como criar um automóvel eléctrico verdadeiramente acessível, explica a marca. Este modelo tem quatro lugares e uma bagageira ajustável, tudo em apenas três metros de automóvel.

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A marca define-o como uma «visão alternativa da mobilidade, mais simples e directa»; contudo, neste momento, ainda não há dados sobre velocidade máxima ou autonomia. Ainda assim, a Dacia estará a ponderar classificar o Hipster como quadriciclo, o que o equipararia ao Ami.

Em Portugal, a legislação define que um veículo eléctrico deste tipo se pode classificar em ligeiro ou pesado. No caso dos primeiros, não pode ter uma velocidade superior a 45 km/h, um peso inferior a 450 kg (sem carga e exceptuando as baterias) e até 6 kW de potência.

Nos segundos, pode ter até 450 kg se se destinar ao transporte de passageiros ou até 600, se for para mercadorias. Neste caso, a potência máxima sobe até aos 15 kW, mantendo-se a velocidade máxima de 45 km/h.

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Certo é que o Hipster Concept segue a «filosofia» da Dacia de se «concentrar no essencial», num contexto em que os automóveis eléctricos são muitas vezes SUV pesados e caros. Este modelo, como já apontámos, inverte esta tendência, «reduzindo para metade a pegada de carbono face aos modelos eléctricos actuais».

Romain Gauvin, director de design avançado e exterior da Dacia, assumiu que este é o projecto «mais característico da Dacia» em que já trabalhou: «Tem o mesmo impacto social que o Logan teve há vinte anos e envolve inventar algo que, hoje, ainda não existe».

Com um formato mais próximo do de um automóvel urbano convencional (que nos faz lembrar o Citroën Oli), o Hipster Concept tem quatro assentos e uma bagageira com capacidade variável entre 70 e 500 litros. O sistema de infoentretenimento é, como no Ami, o nosso smartphone.

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A Dacia destaca ainda que este protótipo é 20% mais leve que o Spring, resultado de uma abordagem ecológica que «privilegia o uso racional de materiais e a eficiência energética ao longo de todo o ciclo de vida». Sem recorrer a soluções sofisticadas ou elementos supérfluos, o Hipster Concept tem como objectivo representar o que a Dacia chama de «mobilidade essencial».