Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Ibiza e Arona com novo visual: SEAT muda exterior, interior e anuncia motores TSI «mais eficientes»

©SEAT | Ibiza x Arona©SEAT

No ano em que está a comemorar 75 anos, a marca espanhola anuncia dois facelifts: Ibiza e Arona são os alvos da mais recente operação de cosmética da SEAT. Ambos surgem com um «design mais confiante, interiores melhorados e uma oferta tecnológica actualizada».

Entre os destaques, temos uma dianteira «completamente redesenhada», uma nova grelha hexagonal de padrão diamantado e acabamento mate/polido, faróis Full LED «mais estreitos» e um péra-choques de «linhas expressivas» em ambos os automóveis.

Já as laterais mantêm «proporções equilibradas e uma postura dinâmica», enquanto a traseira do Ibiza ganha um «para-choques redesenhado que acentua o carácter desportivo». As designações dos automóveis aparecem em letras metálicas escuras e as versões FR incluem o logótipo gravado a laser no pilar B.

A gama de jantes foi «totalmente revista», sublinha a SEAT: o Ibiza passa a ter opções de 17 e 18 polegadas, enquanto o SUV Arona oferece alternativas de 16 e 18, em acabamentos «pintados ou maquinados». Em paralelo, há novas cores: Liminal, Onírico e Hipnótico.

No interior, os novos tecidos em relevo, o tejadilho escurecido e os painéis com acabamentos suaves ao toque «elevam a sensação de conforto». Nas versões FR, os bancos desportivos passam a ser de série. A vertente tecnológica também foi reforçada: temos um novo sistema de som SEAT Sound de 300 W, seis altifalantes e subwoofer e carregamento sem fios de 15 W com refrigeração activa.

Finalmente, Ibiza e Arona vêm com motores TSI a gasolina «mais eficientes» que as gerações anteriores, com potências entre 80 (59 kW) a 150 cavalos (110 kW); o primeiro tem uma opção exclusiva, o 1.0 MPI de 80 cavalos, três cilindros e caixa manual de cinco velocidades.

Os outros motores são os 1.0 TSI de 95 cavalos, três cilindros e caixa manual de cinco velocidades; 1.0 TSI de 115 cavalos, três cilindros, caixa manual de seis velocidades ou DSG de sete; e o 1.5 TSI de 150 cavalos, quatro cilindros e caixa DSG de sete velocidades.

A chegada às estradas portuguesas está prevista para o primeiro trimestre de 2026, mas ainda não há preços para os novos SEAT Ibiza e Arona.