Mazda 6e: este novo hatchback topo de gama custa menos de 45 mil euros e chega aos 552 km de autonomia

No final de Maio, a marca japonesa mostrou, pela primeira vez, o seu topo de gama 100% eléctrico Mazda6e em Portugal. Agora, depois de um período de encomendas, este automóvel começa a chegar aos concessionários.
Em Portugal, a gama inclui dois níveis de equipamento — Takumi e Takumi Plus — e duas motorizações eléctricas, com preços promocionais válidos até 31 de Dezembro de 2025. O modelo de entrada é o 5HB EV 258 cv RWD Takumi, por 40 047 euros; segue-se a versão Plus, por mais 1950 euros (41 997). Depois, há as duas Long Range de 245 cv: RWD Takumi (42 547 euros) e RWD Takumi Plus (44 497 euros).

As duas versões de 258 cavalos vêm com uma bateria de 68,8 kWh que garante «até 479 km» de autonomia; estes modelos tiram partido do carregamento rápido de 165 kW, que permite chegar aos «70% da bateria em cerca de 24 minutos». Já a bateria das versões Long Range sobe para os 80 kWh, o que faz com que a autonomia bata nos «552 km». Neste caso, a carga de 10% a 80% demora «cerca de 47 minutos», com potência máxima de «90 kW em corrente contínua».
Criado sob o conceito Jinba Ittai, que simboliza a «união entre condutor e automóvel», o Mazda6e é um hatchback de cinco portas que «combina um design elegante com a típica harmonia de condução» da Mazda. Segundo a marca, este automóvel reforça o seu «compromisso com a electrificação, sem abdicar do prazer de conduzir».
Em termos de design, o Mazda6e marca uma renovação da linguagem ‘Kodo – Alma do Movimento’ através de «linhas fluidas», iluminação dinâmica e um spoiler traseiro extensível que «melhora a estabilidade». As jantes aerodinâmicas de 19 polegadas e as oito cores disponíveis — entre elas o Soul Red Crystal e os novos tons Melting Copper e Aero Grey — completam um visual «moderno e atlético».

O interior reflecte a estética japonesa ‘Ma’, marcada pela «simplicidade e serenidade». O habitáculo «privilegia o espaço e a luz natural», sublinha a Mazda, com tejadilho panorâmico, iluminação ambiente personalizável e bancos mono-forma em materiais como o couro Tan Nappa e o Suede.
Além das abordagens Kodo e Ma, a marca fala ainda num habitáculo ‘Human Centric’, que «assegura ergonomia e tecnologia ao serviço do condutor», com head-up display, painel de instrumentos de 10,2 polegadas e um ecrã táctil central de 14,6 polegadas.
Lembre-se que os Mazda6e têm garantia de seis anos (ou 150 mil quilómetros), a que se junta a da bateria de alta tensão (oito anos ou 160 mil quilómetros), o que, segundo a marca, «assegura uma capacidade mínima de 70% face à original». A configuração pode ser feita aqui.