Secções

Notícias

Ensaios

Lançamentos

Mercedes-Maybach V12 Edition: cinquenta exemplares para celebrar a herança dos doze cilindros e a arte do fabrico à mão

©Mercedes-Maybach©Mercedes-Maybach

A Mercedes-Benz apresentou o novo Mercedes-Maybach V12 Edition, uma edição especial e limitada a cinquenta unidades, que presta homenagem ao legado da marca no que respeita aos motores de doze cilindros e ao fabrico artesanal. Este automóvel de super-luxo, baseado no Mercedes-Maybach S 680, combina «herança técnica, personalização e exclusividade».

Daniel Lescow, director da Mercedes-Maybach na Mercedes-Benz Group AG, sublinha que esta edição «exibe o legado da marca, com raízes que remontam aos Maybach Zeppelin do início do século XX, celebra o motor V12 e reflecte a tradição de combinar tecnologia avançada e estilo exclusivo».

O Mercedes-Maybach V12 Edition representa o «culminar da linhagem da Classe S» ao integrar soluções como «portas traseiras eléctricas de conforto, compensação activa de ruído, direção traseira e suspensão E-Active Body Control. Já o sistema MBUX, com até «cinco ecrãs de alta resolução» permite uma «interacção mais intuitiva» com o automóvel e os sistemas de conforto.

©Mercedes-Maybach
©Mercedes-Maybach

A alimentar Mercedes-Maybach está, como já foi referido, um motor V12 biturbo, neste caso de de 5.980 cc, 612 cv e 900 Nm de binário. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em «4,5 segundos», com velocidade máxima limitada a 250 km/h.

A personalização Manufaktur destaca-se na pintura em dois tons — Olive e preto Obsidian, ambos metalizados — separada por uma faixa na cor cinzento High-Tech. A aplicação deste acabamento «requer até dez dias de trabalho», sublinha a marca. As jantes forjadas de cinco orifícios em Manufaktur Olive metalizado, o emblema exclusivo no pilar C, com o ‘M’ duplo da Maybach e uma medalha dourada com o número 12, completam o exterior.

No interior, encontramos revestimentos em pele Nappa castanha Saddle e painéis em madeira de «nogueira brilhante». O volante é feito à mão e o tejadilho, em padrão diamante, tem bordados exclusivos desta edição; na consola central, destaca-se o emblema ‘X de 50’, que identifica o número do Mercedes-Maybach. A decoração do habitáculo inclui ainda detalhes dourados e «referências subtis» à disposição em ‘V’ do motor.

©Mercedes-Maybach
©Mercedes-Maybach

Como é hábito nos Mercedes-Maybach, cada automóvel vem com acessórios específicos, como flutes de champanhe Robbe & Berking prateadas, tapete de bagageira com rebordo em castanho Saddle, caixa artesanal para a chave e porta-chaves dedicado. O Mercedes-Maybach V12 Edition será disponibilizado apenas em «mercados seleccionados» (Portugal não está na lista), com as primeiras entregas previstas ainda para este ano.