Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Novo DB12 S leva o conceito Super Tourer da Aston Martin a outro nível com 700 cv e travões em carbono-cerâmica

©Aston Martin | DB12 S c©Aston Martin

O DB12 S é a evolução directa do DB12 e surge como um reforço da aposta da marca britânica no conceito Super Tourer. Segundo a Aston Martin, e em relação ao seu antecessor, este modelo «aumenta a potência e melhora as capacidades dinâmicas, introduzindo também mudanças na sonoridade, no chassis e nos travões».

A marca mantem a tradição de aplicar o sufixo ‘S’ às versões mais potentes e desportivas da gama, na linha do percurso iniciado em 1953 com o DB3S de competição; depois, vieram os Vanquish S, Vantage S (V8 e V12) e Rapide S (quatro lugares).

O motor do DB12 S é o conhecido V8 biturbo de 4,0 litros, agora com 700 cavalos e 800 Nm de binário, que permite atingir 325 km/h e acelerar dos 0 aos 100 km/h em «3,5 segundos». O sistema de escape em aço inoxidável com quatro ponteiras foi «redesenhado para uma sonoridade mais profunda», estando disponível uma versão opcional em titânio que reduz o peso em 11,7 kg e aumenta o volume em 1,5 dB.

©Aston Martin | DB12 S c
©Aston Martin

O sistema Launch Control também foi optimizado: garante passagens de caixa «50% mais rápidas» e vem com um «novo mapa do acelerador drive-by-wire que melhora a resposta». A suspensão, com amortecedores Bilstein DTX, recebeu uma nova calibração que «reduz o rolamento e melhora a estabilidade», assegura a Aston Martin.

No DB12 S, a direcção e o diferencial electrónico foram também recalibrados para uma «maior precisão». O resultado é um comportamento «mais equilibrado, com melhor tracção à saída de curva e maior confiança em condução rápida». Os travões em carbono-cerâmica são agora de série, com discos de 410 mm à frente e 360 mm atrás.

Segundo Simon Newton, director de performance da Aston Martin, as alterações introduzidas no DB12 S «ampliam o carácter do modelo e reforçam o envolvimento do condutor, elevando a essência do Super Tourer a um novo nível».

©Aston Martin | DB12 S c
©Aston Martin

O design acaba por reflectir as melhorias técnicas: a dianteira apresenta um splitter duplo e novas grelhas de capot com função de extracção de calor. De perfil, destacam-se as saias laterais em preto brilhante e os emblemas ‘S’ nos guarda-lamas. Já atrás, temos um spoiler fixo e um difusor redesenhado com quatro ponteiras de escape sobrepostas.

Para o interior, estão disponíveis três níveis de acabamento: ‘Accelerate’, ‘Inspire S’ (pele e Alcantara) e ‘Inspire S’ (pele integral). De série, o DB12 S inclui bancos dianteiros Sport Plus com regulação eléctrica de dezasseis vias e opção de bancos Performance em fibra de carbono.

O novo Aston Martin DB12 S pode já ser encomendado nas versões Coupé e Volante, com entregas previstas para o primeiro trimestre de 2026. Os preços ainda não são conhecidos mas deverão rondar os trezentos mil euros.