Polestar 3 reforçado com arquitectura de 800 V: «As melhorias são tão grandes que quase podemos falar de um automóvel totalmente novo»

A Polestar anunciou uma «profunda actualização» para o seu SUV topo de gama, o Polestar 3, já a pensar no MY 2026. O destaque vai para a nova arquitectura eléctrica de 800 V, que permite «carregamentos mais rápidos, maior eficiência e um aumento significativo de potência em todas as versões».
Segundo Michael Lohscheller, CEO da marca, as «melhorias no Polestar 3 são tão grandes que quase podemos falar de um automóvel totalmente novo». Em concreto, estes 800 V traduzem-se em carregamentos DC até 350 kW, o que faz com que seja possível ir dos 10 aos 80% de bateria em «apenas 22 minutos», uma redução de «25% face à versão anterior».
Além disso, a eficiência energética «pode crescer até 6% segundo o ciclo WLTP», uma melhoria que tem por base «novas baterias de iões de lítio»: 92 kWh na versão de motor traseiro e 106 kWh nas variantes Dual Motor e Performance.
Os novos Polestar 3 (tabela em baixo) passam ainda a contar com um novo motor traseiro síncrono de ímanes permanentes que «garante maior potência». Em conjunto com o motor dianteiro assíncrono, a versão Performance pode agora «atingir os 500 kW», sublinha a marca.
Polestar 3 | Rear Motor | Dual Motor | Performance |
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Potência | 245 kW (333 cv) | 400 kW (544 cv) | 500 kW (680 cv) |
Binário | 480 Nm | 740 Nm | 870 Nm |
0-100 km/h | 6,5 segundos | 4,7 segundos | 3,9 segundos |
Velocidade máxima | 210 km/h | 230 km/h | 230 km/h |
Autonomia (WLTP) | 604 km | 635 km | 593 km |
Consumo (WLTP) | 17,6–21,6 kWh/100 km | 19,1–23,4 kWh/100 km | 20,6–23,4 kWh/100 km |
Bateria | Lítio-iões 800 V | Lítio-iões 800 V | Lítio-iões 800 V |
Capacidade da bateria (nominal) | 92 kWh | 106 kWh | 106 kWh |
Capacidade de carregamento (AC) | Até 11 kW | Até 11 kW | Até 11 kW |
Capacidade de carregamento (DC) | Até 310 kW | Até 350 kW | Até 350 kW |
Este motor recebe ainda a tecnologia de desacoplamento automático, inspirada no Polestar 2 Dual Motor, que «melhora a autonomia no uso diário». A mudança foi acompanhada pela adopção de «barras estabilizadoras revistas e um trabalho profundo de software na direcção».
Com isto, o SUV fica com uma «condução mais orientada para o eixo traseiro, mais directa e envolvente em todas as variantes». O MY 2026 marca ainda a estreia de uma nova estrutura de gamas, mais «simples e clara»: Rear Motor, Dual Motor e Performance (até agora, tínhamos Long Range Single Motor, Long Range Dual Motor e Long Range Dual Motor com Performance Pack).

Na configuração base Rear Motor, o Polestar 3 recebe uma bateria «optimizada» de 92 kWh. Já na Dual Motor, a suspensão pneumática activa «passa a ser opcional», sendo de série na Performance. Entre os detalhes de design que fazem a diferenciação entre estas versões, a marca destaca as cores dos cintos de segurança: pretos na versão Rear Motor, pretos com uma faixa dourada sueca no Dual Motor e em dourado integral no Performance.
Os novos Polestar 3 vão começar a ser vendidos primeiro no Reino Unido (os preços ainda não são conhecidos), sendo que outros mercados, como o português, recebem este automóvel «mais tarde». Contudo, a marca não avançou datas concretas.