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Polestar 3 reforçado com arquitectura de 800 V: «As melhorias são tão grandes que quase podemos falar de um automóvel totalmente novo»

©Polestar©Polestar

A Polestar anunciou uma «profunda actualização» para o seu SUV topo de gama, o Polestar 3, já a pensar no MY 2026. O destaque vai para a nova arquitectura eléctrica de 800 V, que permite «carregamentos mais rápidos, maior eficiência e um aumento significativo de potência em todas as versões».

Segundo Michael Lohscheller, CEO da marca, as «melhorias no Polestar 3 são tão grandes que quase podemos falar de um automóvel totalmente novo». Em concreto, estes 800 V traduzem-se em carregamentos DC até 350 kW, o que faz com que seja possível ir dos 10 aos 80% de bateria em «apenas 22 minutos», uma redução de «25% face à versão anterior».

Além disso, a eficiência energética «pode crescer até 6% segundo o ciclo WLTP», uma melhoria que tem por base «novas baterias de iões de lítio»: 92 kWh na versão de motor traseiro e 106 kWh nas variantes Dual Motor e Performance.

Os novos Polestar 3 (tabela em baixo) passam ainda a contar com um novo motor traseiro síncrono de ímanes permanentes que «garante maior potência». Em conjunto com o motor dianteiro assíncrono, a versão Performance pode agora «atingir os 500 kW», sublinha a marca.

Polestar 3Rear MotorDual MotorPerformance
Potência245 kW (333 cv)400 kW (544 cv)500 kW (680 cv)
Binário480 Nm740 Nm870 Nm
0-100 km/h6,5 segundos4,7 segundos3,9 segundos
Velocidade máxima210 km/h230 km/h230 km/h
Autonomia (WLTP)604 km635 km593 km
Consumo (WLTP)17,6–21,6 kWh/100 km19,1–23,4 kWh/100 km20,6–23,4 kWh/100 km
BateriaLítio-iões 800 VLítio-iões 800 VLítio-iões 800 V
Capacidade da bateria (nominal)92 kWh106 kWh106 kWh
Capacidade de carregamento (AC)Até 11 kWAté 11 kWAté 11 kW
Capacidade de carregamento (DC)Até 310 kWAté 350 kWAté 350 kW

Este motor recebe ainda a tecnologia de desacoplamento automático, inspirada no Polestar 2 Dual Motor, que «melhora a autonomia no uso diário». A mudança foi acompanhada pela adopção de «barras estabilizadoras revistas e um trabalho profundo de software na direcção».

Com isto, o SUV fica com uma «condução mais orientada para o eixo traseiro, mais directa e envolvente em todas as variantes». O MY 2026 marca ainda a estreia de uma nova estrutura de gamas, mais «simples e clara»: Rear Motor, Dual Motor e Performance (até agora, tínhamos Long Range Single Motor, Long Range Dual Motor e Long Range Dual Motor com Performance Pack).

©Polestar | Polestar 3 MY26 Cintos
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Na configuração base Rear Motor, o Polestar 3 recebe uma bateria «optimizada» de 92 kWh. Já na Dual Motor, a suspensão pneumática activa «passa a ser opcional», sendo de série na Performance. Entre os detalhes de design que fazem a diferenciação entre estas versões, a marca destaca as cores dos cintos de segurança: pretos na versão Rear Motor, pretos com uma faixa dourada sueca no Dual Motor e em dourado integral no Performance.

Os novos Polestar 3 vão começar a ser vendidos primeiro no Reino Unido (os preços ainda não são conhecidos), sendo que outros mercados, como o português, recebem este automóvel «mais tarde». Contudo, a marca não avançou datas concretas.