SUV compacto Leapmotor A10 apresentado na China, mas como nome de código diferente para o resto do mundo: será B03X

A Leapmotor apresentou, em Guangzhou, o novo A10, um modelo que será conhecido como B03X fora da China e que marca a «estreia da plataforma global A» da marca. Descrito como um «SUV compacto premium», este modelo eléctrico quer contrariar três dogmas do emrcado automóvel.
Em primeiro lugar, a Leapmotor quer provar que um modelo premium não implica ter preços elevados. Depois, o objectivo é desmistificar que os «modelos pequenos não podem ter tecnologia avançada» e que o tamanho reduzido «obriga a comprometer o espaço interior».
O B03X tem 4,2 metros de comprimento, 1,8 de largura e 1,6 de altura: a Leapmotor sublinha que estes números «garantem a postura típica de um SUV, mantendo dimensões adequadas ao uso urbano». A autonomia anunciada é de 500 km, embora este seja apenas o valor apurado pelo China Light-Duty Vehicle Test Cycle e não pelo Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure.

Este SUV vai poder ser configurado com «seis cores, jantes de dezoito polegadas, puxadores semi-ocultos, tecto flutuante e uma assinatura luminosa dianteira em formato de sorriso»; este último elemento foi pensado para criar um «reconhecimento imediato», justifica a Leapmotor.
A marca posiciona o B03X como uma solução para clientes que procuram um «segundo automóvel com preço acessível mas com acabamento premium», bem como para condutores que «transitam para um eléctrico pela primeira vez». Para já, não há data de chegada confirmada deste SUV ao mercado português, nem preços. Contudo, alguns sites falam de um valor abaixo do 25 mil euros.
Em Portugal a marca vende três modelos: B10, C10 (BEV e REEV) e T03. Destes modelos, a MotorMais já teve oportunidade de conduzir o C10 e está neste momento a testar o compacto T03, cujo preço fica abaixo dos vinte mil euros.











