Secções

Notícias

Ensaios

Apresentações

Volvo ES90 apresentado em Portugal: chega no primeiro trimestre de 2026, mas apenas estará disponível com uma motorização

©MotorMais | Volvo ES90©MotorMais

«Uma classe à parte» e o «reflexo do que a Volvo é como marca»: foi assim que Luís Santos, director de marketing, e João Pereira, product manager (foto de destaque), apresentaram o ES90 num evento que aconteceu em Cascais.

Na verdade, já se sabia quase tudo sobre este modelo, que junta os conceitos de SUV e sedan para dar origem a um fastback: em Março deste ano, a Volvo já tinha partilhado a maioria das características do ES90, pelo que havia pouco por revelar.

Durante esta apresentação, os novos detalhes resumiram-se à disponibilidade deste fastback em Portugal: as primeiras unidades serão entregues aos clientes durante o primeiro semestre de 2026, depois de um período de encomendas que irá durar nove meses.

©MotorMais | Volvo ES90
©MotorMais

Neste evento houve ainda tempo para conferir os preços, as versões que ficam disponíveis de imediato e as que chegam mais tarde, em 2026. Assim, inicialmente, a Volvo vai ter apenas a Single Motor Extended Range nas versões Core, Plus e Ultra, por 72 950, 77 000 e 85 650 euros.

Quer a Twin Motor, quer a Twin Motor Performance (que não têm a versão de entrada Core) não têm ainda uma data concreta de chegada a Portugal – a marca disse apenas que serão «lançadas em 2026».

Ainda assim, um dos destaques do evento foi o reforço da tecnologia de 800 volts deste modelo, algo que irá permitir «carregar 300 quilómetros em dez minutos» e de «10 a 80% em vinte», além de haver «25% de aumento de potência» em relação à actual tecnologia de baterias dos Volvo, que está nos 400 V.

©MotorMais | Volvo ES90
©MotorMais

A grande novidade acabou mesmo por ser o primeiro contacto, ainda que estático, com o ES90, um automóvel que, pelas proporções, alguns detalhes de design (como as ópticas) ‘Martelo de Thor’ e o interior, faz lembrar muito o Polestar 2.

Contudo, por dentro, o ES90 parece ser um automóvel mais luxuoso e menos minimalista que os seus primos suecos: por exemplo, os estofos são mais trabalhados e têm mais apontamentos estéticos. Depois, por baixo do grande ecrã central, há um regulador de volume em cristal que faz lembrar os selectores de marcha de alguns modelos da Volvo.

No entanto, o ambiente ‘sala de estar nórdica’ continua a ser uma realidade: o ES90 será, sem grandes dúvidas, um automóvel confortável e preparado para fazer grandes viagens. Até porque, lembre-se, a autonomia WLTP anunciada é de 700 quilómetros.

©MotorMais | Volvo ES90
©MotorMais

Finalmente, a Volvo levantou ainda mais um pouco o véu sobre o próximo SUV 100% eléctrico da linha EX: o EX60 tem data de chegada prevista para o último trimestre de 2026. Como já era sabido, este modelo será o primeiro a ter o novo cinto de segurança adaptativo que a marca sueca deu a conhecer em Junho.