Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

AI Cabin Platform apresentada na CES Las Vegas: a LG quer injectar mais inteligência artificial nos automóveis

©LG | AI Cabin©LG

A LG vai aproveitar a próxima CES (uma feira de tecnologia anual que acontece em Las Vegas, EUA) para apresentar a AI Cabin Platform, uma solução pensada para «redefinir a experiência a bordo dos automóveis através de inteligência artificial generativa».

Esta plataforma assenta na plataforma Snapdragon Cockpit Elite da Qualcomm e a sua apresentação é vista pela marca coreana como «mais um passo na transição para o conceito de “veículo definido por IA”». Segundo esta abordagem, o resultado são automóveis que «vão além do tradicional veículo definido por software».

O que está em causa são automóveis que passam a «compreender o contexto, o ambiente e o próprio condutor». No centro da AI Cabin Platform estão modelos de IA generativa aplicados ao sistema de infoentretenimento, incluindo «modelos de visão e linguagem, modelos de linguagem de grande escala e ferramentas de geração de imagens».

Esta combinação permite criar experiências de condução «mais inteligentes, contextuais e personalizadas, ajustadas em tempo real ao que acontece dentro e fora do veículo», diz a LG. Em termos de processamento, tudo é feito de forma local, ou seja, no computador de bordo do automóvel: isto garantirá «maior estabilidade em tempo real», assim como a «privacidade e a segurança dos dados».

Esta aposta surge na sequência do trabalho conjunto apresentado no CES 2025, onde a LG e a Qualcomm Technologies deram a conhecer uma plataforma HPC que junta recursos de infoentretenimento a sistemas avançados de assistência ao condutor numa «única unidade de controlo».

A LG é uma das marcas de tecnologia que, nos últimos tempos, se mais tem associado a marcas de automóveis: entre os exemplos estão as parcerias com a Mercedes e a Kia, ambas anunciadas este ano. O desenvolvimento das tecnologias IoT-NTN e da plataforma Automotive Content Platform também entram nesta lista.