Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

BEN: o microcarro português do CEiiA recebeu certificação da UE e começa a ser produzido em 2026 (vai custar 8 mil euros)

©CEiiA | BEN©CEiiA

O CEiiA anunciou que o seu pequeno automóvel eléctrico recebeu o certificado de homologação da União Europeia, após um «processo longo e exigente» realizado no centro de testes IDIADA, em Espanha. A partir de agora, o BEN pode «circular legalmente em toda a Europa».

A homologação assinala o «final da primeira fase de desenvolvimento do BEN» e abre «caminho à produção de uma primeira série de veículos», que serão montados no CEiiA, em Matosinhos, com capacidade para até «duzentas unidades por ano».

Desta forma, o CEiiA prevê iniciar a «produção em larga escala em 2026», com «vários locais de fabrico em Portugal e noutros países europeus». A segunda fase será dominada pelo fabrico de «edições limitadas e adaptadas a diferentes aplicações», igualmente com foco na «evolução do próprio produto e da unidade piloto de produção».

O CEiiA revelou ainda que estão em curso «negociações» para que, em 2030, a produção descentralizada atinja as «vinte mil unidades anuais», com um «preço de entrada a partir dos oito mil euros».

©CEiiA | BEN Car
©CEiiA

Este modelo, com um formato semelhante ao Ami (Citroën) e ao Topolino (FIAT), é o resultado do programa Be.Neutral, uma «Agenda Mobilizadora Verde para a Inovação Empresarial integrada no Plano de Recuperação e Resiliência», e tira partido da plataforma AYR, um contador de emissões de CO₂ evitadas com recurso à mobilidade eléctrica.

«Com o BEN, Portugal é, a partir de agora, um construtor de mobilidade europeu. Criámos o BEN como resposta da Europa a um novo modelo social inclusivo, que passa por e-cars mais acessíveis, pequenos e sustentáveis», conclui Helena Silva, administradora e CTO do CEiiA.