Depois do Deepal S07, chega o S05: o novo SUV da Changan foi desenhado em Itália e fica abaixo dos 40 mil euros

A Changan deu um novo passo na expansão da marca Deepal no mercado português com o lançamento de um novo automóvel: a novidade é o SUV do segmento C, o S05, um modelo que teve o dedinho do centro de design da marca em Itália.
Este é o segundo modelo a ficar disponível por cá, depois do S07, sendo que a marca chegou ao território nacional em Maio deste ano.
Com 4,6 metros de comprimento e 1,9 m de largura, este SUV tem uma capacidade de bagageira de 492 litros, extensível até 1 250, com os bancos rebatidos. À frente, o S05 conta com «faróis bipartidos» e «entradas de ar activas»; na traseira, temos uma «faixa luminosa contínua».

No interior, temos um ecrã táctil de 15,4 polegadas com resolução 2.5K e «orientação ajustável até quinze graus» para o condutor e o passageiro. O sistema multimédia tem como base um processador Qualcomm 8155 e está preparado para actualizações remotas OTA, como é normal em qualquer automóvel actual.
O S05 tem ainda um assistente de voz, tecto panorâmico de 1,9 metros quadrados, bancos dianteiros com ventilação e aquecimento; um dos destaques é a ausência de um painel de instrumentos convencional, já que toda a informação de condução é projectada num head-up display com «realidade aumentada».
A bateria LFP de 68,8 kWh dá a este Deepal uma autonomia de 470 km WLTP na versão RWD, enquanto a variante AWD chega aos 430 km. A potência é de 200 kW na primeira e de 320 kW na segunda. Em ambas, temos carregamento rápido até 200 kW. O S05 tem ainda a capacidade V2L até 6 kW para alimentar equipamentos externo.

Já com uma classificação de cinco estrelas no Euro NCAP, este SUV da Changan traz um pacote ADAS com «cruise control adaptativo, manutenção de faixa, visão 540°, aviso de colisão, travagem autónoma de emergência e detecção de fadiga».
O Changan Deepal S05 já está disponível em Portugal com um preço de 36 990 euros, com a marca a oferecer garantia de sete anos ou 160 mil quilómetros e oito anos ou 200 mil quilómetros para a bateria. A alternativa é o Deepal S07, um SUV de luxo com preços a rondar os 45 mil euros.










