O Oli e o Ami tiveram um filho: o novo protótipo da Citroën chama-se Elo e estreia-se em Bruxelas

A Citroën revelou um novo concept car que dá continuidade ao caminho iniciado com o experimental Oli e que não esconde semelhanças com o conceito do pequeno Ami. O Elo surge como uma proposta em que o automóvel deixa de ser apenas meio de transporte e passa a assumir-se como uma extensão do espaço doméstico.
Descrito como um automóvel «pequeno que pensa em grande», este modelo é uma «verdadeira “casinha” sobre rodas repleta de funcionalidades inteligentes, cujo exterior compacto contrasta com um interior surpreendentemente generoso e ultra-modular, redefinindo a utilização e o conforto a bordo», diz a marca francesa.

Tal como o Oli, revelado em 2022, o Elo aposta numa construção funcional, pensada para reduzir a complexidade e os custos. Já a inspiração do Ami está visível nas dimensões compactas e na filosofia de acesso alargado a vários perfis de utilizadores. O resultado parece o fruto de uma noite de amor entre os dois automóveis: o pragmatismo do Oli combinada com a simplicidade do Ami, enquanto veículo urbano.
Com 4,10 metros de comprimento, o Elo foi concebido para acomodar até seis ocupantes com «diversas configurações moduláveis» que servem o dia a dia: deslocações, lazer ou trabalho remoto. A posição central do lugar do condutor, o banco rotativo e a capacidade de transformar o habitáculo em áreas distintas (descanso, convívio ou espaço de tarefas) são a prova desta abordagem já aplicada aos seus “pais”.

Ao criar o Elo, a Citroën quer dar mais valor (e utilidade) ao tempo passado dentro de um automóvel. Ao criar um espaço que pode alternar entre transporte, escritório improvisado ou local de descanso, este protótipo quer «antecipar novas expectativas em torno da mobilidade eléctrica». Esta modularidade reflecte-se ainda na capacidade V2L, para ligar pequenos electrodomésticos ou computadores.
O desenvolvimento contou com a Decathlon, que colaborou na definição de funcionalidades orientadas para actividades ao ar livre; e a Goodyear, que criou pneus adequados a diferentes ambientes. A estreia está marcada para o Salão Automóvel de Bruxelas, a 9 de Janeiro.











