Secções

Notícias

Ensaios

Fora da Estrada

Renault e Ford de mãos dadas na Europa: próximos eléctricos de passageiros da marca americana vão ser baseados na plataforma Ampere

©Renault / Ford©Renault / Ford

A Renault e a Ford anunciaram uma parceria estratégica com o objectivo de «reforçar a competitividade de ambas no mercado europeu de automóveis eléctricos». O acordo prevê o desenvolvimento conjunto de dois novos EV da Ford, baseados na plataforma Ampere e fabricados pela marca francesa.

Os automóveis serão «baseados na plataforma Ampere, aproveitando os fortes activos e a competitividade do Grupo Renault em automóveis eléctrico»: a chegada do primeiro modelo está prevista para o «início de 2028». Em paralelo, as duas empresas assinaram uma Carta de Intenções com vista a uma «colaboração europeia em veículos comerciais ligeiros».

Segundo os responsáveis de ambas as marcas, a colaboração vai permitir «aproveitar o know-how consolidado do Renault Group em veículos eléctricos», ao mesmo tempo que «reforça o ADN da Ford em experiências de condução e identidade de marca», sublinharam Jim Farley, presidente e CEO da Ford; e François Provost, CEO do Grupo Renault (na foto de destaque, à esquerda e direita, respectivamente).