Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Stellantis e Bolt unem-se para lançar transporte autónomo de nível 4 na Europa

©Stellantis / Bolt©Stellantis / Bolt

A Stellantis e Bolt formalizam uma «parceria estratégica» para desenvolver e implementar veículos autónomos de nível 4. O objectivo é o uso comercial, em vários países da Europa, com testes previstos para 2026 e produção em escala a partir de 2029.

Esta plano assenta na combinação das plataformas AV-Ready Platforms da Stellantis — nomeadamente o furgão médio eK0 e as plataformas STLA Small — com a rede de mobilidade da Bolt. A intenção é «integrar veículos autónomos sem condutor na plataforma de transporte partilhado da Bolt», para oferecer «viagens totalmente automatizadas».

Durante todo o processo, ambas as empresas comprometem-se a «trabalhar em colaboração com os reguladores europeus» para assegurar a «conformidade com as normas de segurança, protecção de dados e cibersegurança».

Para a Stellantis, esta parceria «fortalece» o seu ecossistema de mobilidade autónoma» e demonstra a «viabilidade» das suas plataformas para «operações em larga escala». Segundo a Bolt, o acordo representa um «passo estratégico» para disponibilizar «cem mil veículos autónomos» na sua rede «até 2035».