Mustang Dark Horse SC: este “cavalo preto” da Ford vem com um V8 5.2 supercharged e tem “sangue” de desportivo puro

A marca norte-americana apresentou, no Salão de Detroit, o Mustang Dark Horse SC, uma nova versão desenvolvida pela Ford Racing que «aproxima ainda mais» o muscle car americano de um «modelo de competição». Debaixo do capot está um motor V8 5.2 supercharged, associado a uma transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades.
«Desde que introduzimos o Dark Horse em 2022 e o Mustang GTD em 2023, estabelecemos o Mustang como uma marca de performance capaz de enfrentar os melhores do mundo», diz Mark Rushbrook, director global da Ford Racing. «O Mustang Dark Horse SC é o próximo capítulo, baseando-se nas lições do Mustang GT3 e na tecnologia e aprendizados do Mustang GTD», conclui o responsável.

Segundo a Ford, o Dark Horse SC foi «afinado em pistas como Sebring e Virginia International Raceway» e traz melhorias no «motor, aerodinâmica, arrefecimento, travagem e suspensão». Este automóvel recebe, por exemplo, «amortecedores MagneRide de nova geração, molas mais rígidas, barras estabilizadoras revistas ou componentes forjados e em magnésio para reduzir o peso».
Para reforçar o ADN desportivo, o Track Pack junta uma «calibração específica da suspensão, rodas de fibra de carbono e pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R personalizados, além de um controlo variável de tracção com cinco níveis e possibilidade de desactivar o controlo de estabilidade». No capítulo da travagem, o Dark Horse SC recorre a travões Brembo, com a opção de discos carbono-cerâmica herdados do Mustang GTD, o que faz com que haja uma «redução de peso na ordem dos 68 kg», sublinha a Ford.

A marca lembra ainda que o Dark Horse SC foi alvo de um «trabalho profundo em aerodinâmica», que levou a desenvolver uma nova frente, onde agora está um capot em alumínio com travas; e uma nova traseira, com difusor e soluções que, com o Track Pack, incluem uma «tampa estilo “ducktail” e asa de fibra de carbono».
Nos EUA, as encomendas do Mustang Dark Horse SC abrem no segundo trimestre de 2026, com entregas previstas para meio do ano. A Ford não deu, contudo, informações sobre a disponibilidade deste modelo noutros mercados, incluindo Portugal e a Europa. O preço também não é conhecido, mas é provável que ronde os 80 a 90 mil euros.











