Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Nissan quer «duplicar» a gama Nismo até 2028: aposta é no reforço do desporto automóvel

©Nissan | Aryia Nismo©Nissan

A Nissan anunciou um conjunto de novas iniciativas com foco no desporto automóvel e na expansão da gama Nismo. A estratégia passa por «transferir a tecnologia e a experiência da competição para os modelos de estrada», numa abordagem que a marca resume como ‘Road to Track, Track to Road’.

Esta aposta enquadra-se no «plano de produto ‘Re:Nissan’, onde os chamados ‘heartbeat models’ (modelos que não existem apenas para vender volume, mas para dar identidade) assumem um «papel central».

A Nissan Motorsports & Customizatio vai apoiar esta visão, ao «reforçar a sua actividade em competições de alto nível como o Super GT e a Fórmula E», mantendo também a presença em provas como o Super Taikyu e «explorando novas modalidades».

No que toca à gama Nismo, a marca quer «duplicar o número de modelos disponíveis a nível global», passando de cinco para dez até 2028, com uma expansão para novos mercados. Actualmente, em Portugal, a marca vende apenas um modelo com esta insígnia, o eléctrico Aryia (já testámos a versão convencional) 87kWh e-4ORCE (na foto), com um preço a partir dos 54 mil euros.

A partir do ano fiscal de 2026, a Nissan planeia também introduzir protótipos destinados a «actividades de competição, com o objectivo de acelerar o desenvolvimento tecnológico» e «apoiar a expansão da gama Nismo». Outra frente passa pelos programas de herança, restauro e personalização, com um foco inicial nos «Skyline GT-R R32, R33 e R34».