Secções

Notícias

Ensaios

Lançamentos

Palavra dada, palavra honrada: Twingo E-Tech chega a Portugal com um preço que o vai fazer vender como castanhas quentes

©Renault | Twingo©Renault

Depois de ter feito um teasing sobre um preço abaixo dos vinte mil euros, em Novembro, a Renault «cumpre a promessa»: este novo automóvel eléctrico, o terceiro de uma “linhagem” que recupera o design de modelos icónicos da marca francesa (além do 5 E-Tech e 4 E-Tech), arranca nos 19 490 euros, na versão Evolution.

Desta forma, o Twingo eléctrico posiciona-se mesmo como uma das propostas mais acessíveis do segmento A eléctrico na Europa, onde a oferta, tal como já tínhamos lembrado, se resume ao Dacia Spring, como Leapmotor T03 (que já testámos) a ser outra das opções abaixo desta fasquia. Os outros dois modelos são ambos mais caros: o 5 E-Tech começa nos 24 mil euros e o 4 E-Tech nos 29 mil.

De série, o Twingo E-Tech vem com um painel de instrumentos digital de 7 polegadas, ecrã multimédia openR link de 10,1 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além de dois altifalantes. A assistência à travagem de emergência, o alerta e prevenção de saída de via, a monitorização da atenção do condutor por câmara e os bancos traseiros independentes, deslizantes e rebatíveis na proporção 50/50 são outras das principais características.

©Renault | Twingo
©Renault

Quem quiser um Twingo mais “recheado” deve optar pela versão Techno, que sobe para os 21 090 euros: aqui, passamos a ter o OpenR Link com Google, o avatar Reno, «regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go, ar condicionado automático, condução One Pedal, banco do passageiro dianteiro com encosto rebatível e câmara de marcha-atrás digital».

Em termos de personalização, o Twingo E-Tech pode vir com jantes de dezoito polegadas nas versões Evolution e Techno, substituindo as de dezasseis polegadas de série. As cores, para já, são quatro: Vermelho Absoluto, Verde Absoluto, Amarelo Manga e Preto Estrela. Depois, quando «abrirem as encomendas» da versão Evolution, juntam-se as Branco Glaciar e Cinzento Shiste.

O Twingo E-Tech tem uma bateria LFP com autonomia até 263 km em ciclo WLTP e um motor eléctrico de 60 kW, equivalente a 82 cv. Ambas as versões incluem, de série, um carregador CA de 6,6 kW, capaz de levar a bateria de 10 a 100% em «4 horas e 5 minutos».

Opcionalmente, está disponível o ‘Pack Advanced Charge’, por quinhentos euros, que acrescenta carregador CA bidirecional de 11 kW e carregamento rápido CC até 50 kW. Com este sistema, é possível recuperar de 10 a 80% da bateria em «30 minutos» e usufruir da função V2L, que permite «alimentar dispositivos externos até 3700 W», explica a Renault.

©Renault | Twingo
©Renault

No plano do design, era o que já se sabia: o novo Twingo inspira-se muito no modelo original, com formas arredondadas e ópticas de formato redondo, à frente. Com 3,79 metros de comprimento e cinco portas, este automóvel destaca-se pela habitabilidade e versatilidade, com uma bagageira que pode chegar aos 360 litros.

As encomendas já podem ser feitas no site da Renault.