Volvo antecipa EX60 duas semanas antes do lançamento com foco na autonomia e velocidade de carregamento

A Volvo começou a revelar alguns detalhes sobre o seu próximo SUV eléctrico de dimensão média, o EX60, cuja apresentação oficial está marcada para 21 de Janeiro. Entre os dados já conhecidos destaca-se a autonomia estimada de 810 km WLTP.
O EX60 será também o primeiro modelo da Volvo a recorrer ao novo processo de produção por ‘megacasting’, uma tecnologia pensada para «reduzir o peso e aumentar a eficiência no fabrico». Segundo a marca, esta abordagem permitirá «optimizar custos e processos sem comprometer a robustez estrutural».
Segundo Akhil Krishnan, extended executive management da Volvo e responsável pelo desenvolvimento do EX60, este é um SUV eléctrico sem compromissos: «Escolher conduzir um eléctrico não deve ser um sacrifício e isto foi absolutamente central para a marca».
Nesse sentido, a equipa responsável pelo projecto definiu a autonomia e os tempos de carregamento como as grandes prioridades: «O objectivo foi transformar a chamada “ansiedade de autonomia” em “conforto de autonomia”, esclarece Akhil Krishnan. Ainda assim, a autonomia não foi o único foco, dado que a velocidade de carregamento também assume um papel fundamental neste Volvo.

De acordo com o extended executive management, estudos feitos pela marca sueca revelaram que muitos utilizadores de veículos eléctricos sentem a necessidade de «organizar o quotidiano em torno das paragens para carregar, frequentemente superiores a quarenta minutos».
Assim, um dos objectivos do EX60, é que isto se «integre nas pausas naturais do dia-a-dia» para «reduzir o impacto do carregamento na rotina dos condutores». Este SUV usa uma arquitectura eléctrica de 800 V (tal como o ES90) que permite carregar de 10 a 80 % em cerca de dezanove/vinte minutos ou ganhar cerca de 270 km em dez minutos.
O EX60 (que já tem direito a uma página no site nacional da Volvo) é o modelo que fica entre o EX30 (que já experimentámos na sua versão ‘normal’ e Cross Country) e o SUV de grandes dimensões EX90, que, em Portugal, começa nos 91 214 euros. Já o modelo compacto pode ser comprado a partir de 27 900 euros. O preço do EX60 ainda não é conhecido, mas é provável que fique na faixa dos 50/60 mil euros.

Como já se sabe, o EX60 tem data de chegada prevista para o último trimestre de 2026 e será, ainda, o primeiro a ter o novo cinto de segurança adaptativo que a marca sueca deu a conhecer em Junho do ano passado..











