O primeiro monovolume compacto da marca, o Série 2 Active Tourer, é igualmente o primeiro modelo BMW a utilizar uma solução de tracção dianteira, resultado da utilização da plataforma UKL, a mesma da nova geração do Mini. Recorrendo a esta plataforma, torna-se assim possível utilizar um motor de forma transversal que, por sua vez, irá mover exclusivamente o eixo dianteiro numa fase inicial, estando previsto o lançamento de versões XDrive mais para a frente. As motorizações ficaram a cargo de três modelos, o novo tricilíndrico de 1.5 litros e 136 cv de potência a gasolina para o 216i, o dois litros turbodiesel de 150 cv para o 218d e o 225i com 231 cv a gasolina para a versão de topo, estando este último associado a uma caixa automática StepTronic de oito velocidades. No interior destaca-se a posição de condução mais elevada (priveligiando a visibilidade do condutor) e cinco lugares de agradáveis dimensões, tal como a bagageira que conta com 468 litros, podendo esta ser ampliada até 1510 litros, graças ao fundo plano e rebatimento dos bancos traseiros, que utilizam a proporção 40:20:40.
[fancygallery id=”1″ album=”2″]