Henrique Sánchez conseguiu a proeza de demonstrar a versatilidade do Nissan LEAF de 30 kWh, através da realização de uma viagem de ida e volta entre a cidade de Lisboa e Marraquexe, em Marrocos. Esta viagem, que ligou três países e dois continentes, serviu para demonstrar que os automóveis eléctricos já não são uma solução de mobilidade apenas para as cidades, especialmente nesta versão que oferece uma autonomia de 250 quilómetros entre carregamentos.
“Estou muito satisfeito”, sublinha o fundador da associação UVE – Utilizadores de Veículos Eléctricos. “O Nissan LEAF foi um fantástico companheiro de viagem. Em solo marroquino chegou a realizar 230 quilómetros sem uma única paragem, o que é verdadeiramente fantástico. Quando chegou a Lisboa o conta-quilómetros marcava mais de 2.700 quilómetros percorridos. Ou seja, os automóveis eléctricos não são uma solução racional apenas para as cidades e não são o futuro. São o… presente!”
Para o sucesso da operação, foi determinante “a capacidade de autonomia do Nissan LEAF, mas também as infraestruturas de carregamento de que beneficiámos ao longo do percurso”, sublinha Henrique Sánchez. “Em Portugal, recorremos aos carregadores rápidos montados na A2 e na Via do Infante. Em Espanha, fizemos carregamentos em Huelva, Sevilha e Algeciras e até no ferry que faz a ligação ao Norte de África. Já em Marrocos, usámos os postos que foram montados entre as cidades de Tânger e Marraquexe, no âmbito da cimeira COP22”.
A participação do único Nissan LEAF na caravana de veículos eléctricos europeus que viajou até à cimeira COP22 foi uma ideia da UVE que, desde a primeira hora, contou com o apoio da Nissan Portugal. Uma das particularidades da viagem é que ligou dois grandes eventos: a WEB Summit e a COP22. A viagem entre Lisboa e Marraquexe foi, para Henrique Sánchez, “também uma grande experiência. Só tivemos três dias para organizar a operação, mas graças ao planeamento feito, estávamos confiantes de que íamos ultrapassar este desafio. A missão está cumprida!”