Grupo PSA torna-se no segundo maior fabricante automóvel europeu com a conclusão da compra da Opel e Vauxhall
O Grupo PSA acaba de concluir o processo de aquisição da Opel e da Vauxhall, antigas marcas subsidiárias da General Motors, num projecto que foi assinado a 6 de Março do presente ano. Através da integração da Opel e da Vauxhall, o Grupo PSA torna-se assim no segundo maior fabricante europeu de automóveis, registando uma quota de mercado de 17% no primeiro semestre do presente ano. Assente nesta transacção e, a partir de agora, com cinco marcas automóveis complementares e bem posicionadas, o Grupo PSA irá fortalecer a sua presença nos principais mercados europeus. Ademais, esta ampliação da sua base irá contribuir para crescimento rentável, a nível internacional.
A partir de ontem, Opel e Vauxhall irão empenhar-se, com o apoio do Grupo PSA, na elaboração de um plano estratégico, com o objectivo de restabelecimento dos fundamentos económicos. As equipas da Opel e da Vauxhall irão apresentar este plano dentro de 100 dias, assegurando ainda a sua execução, sendo o mesmo impulsionado pelas sinergias geradas pelo novo Grupo, que se estimam em cerca de 1.700 milhões de euros por ano, a médio prazo. No que diz respeito aos desafios que o Grupo PSA tem pela frente, aquele órgão considera necessário incentivá-los para a implementação do plano de recuperação da Opel, sob condições a definir posteriormente.
Carlos Tavares, Presidente do Conselho de Administração do Grupo PSA, afirmou: “Estamos hoje a assumir um compromisso para com a Opel e a Vauxhall numa nova fase no desenvolvimento do Grupo PSA. Este projecto tornou-se realidade em poucos meses e graças ao notável trabalho de um conjunto de equipas, a quem quero agradecer calorosamente. Vamos aproveitar a oportunidade de nos apoiarmos mutuamente e conquistar novos clientes, através da implementação do plano de performance que a Opel e a Vauxhall irão desenvolver. Em paralelo, a implementação da estratégia ‘Push to Pass’ continua a ser uma prioridade para as equipas, permanecendo focadas na realização dos objectivos definidos. Estamos confiantes na dinâmica que estas estratégias podem gerar, em benefício dos nossos clientes e dos nossos colaboradores.”