O Toyota RAV4 chega à sua quinta geração no ano em que celebra os 25 anos de vida, com o mesmo espírito pioneiro do modelo original, o criador do segmento SUV. De seu nome Recreational Active Vehicle 4WD, este modelo tem a particularidade de ser o SUV mais vendido do mundo, com mais de 9 milhões de unidades acumuladas globais, das quais 2 milhões de unidades vendidas só na Europa desde o seu lançamento. Só em 2018 foram vendidas mais de 835 mil unidades, o que lhe permitiu conquistar a terceira posição de veículo mais vendido no mundo, ultrapassado apenas pela Ford F-150 e pelo Toyota Corolla.
Porém, mesmo com estes resultados positivos, a Toyota decidiu revolucionar com a quinta geração do RAV4, que deverá fazer justiça à nova designação RAV4 – Robust Accurate Vehicle 4WD. Para tal, foi fundamental uma mudança radical de visual, afastando-se do visual “bland” (insípido) com que os próprios responsáveis da marca designavam a anterior geração. Isto só foi possível graças à aplicação da nova plataforma modular TNGA GA-K, a mesma utilizada no novo Lexus GS.
Esta plataforma permitiu aumentar significativamente a rigidez do chassis (57%), distribuir melhor o peso (59/41), e melhorar o comportamento dinâmico, graças igualmente à nova calibração da direcção e ao sistema de suspensão utilizado, como a suspensão traseira de duplos triângulos sobrepostos e afinação da mesma para um comportamento mais neutro, tornando-se previsível, eficaz sem ser desconfortável.
Visualmente o novo RAV4 muda radicalmente, com um visual mais robusto e dinâmico, inspirado em polígonos octagonais que podem ser encontrados em locais como na grelha e nas ópticas, tanto traseiras como dianteiras. Isto, em conjunto com a plataforma TNGA GA-K permitiu tornar o novo RAV4 num SUV mais compacto, graças à redução das projecções traseiras e dianteiras (-30 mm atrás e -5 mm à frente), ao mesmo tempo que aumentou a distância entre eixos em 30 mm. Em termos de largura, o novo RAV4 cresceu 10 mm, sendo igualmente mais baixo em 10 mm, embora tenha aumentado a distância ao solo em 15 mm.
Estas alterações são bastante sentidas também no interior, graças ao significativo aumento no espaço interior, em particular nos lugares traseiros, bem como na bagageira que cresceu 79 litros, para um total de 580 litros, um valor impressionante se tivermos em conta que se trata de um modelo híbrido. Este resultado só foi possível graças à alteração da posição da nova bateria de hidretos metálicos de níquel (mais leve e compacta) e do depósito de combustível, visto tratar-se de um modelo exclusivamente híbrido para o mercado nacional.
Além do espaço melhorado, também existe uma melhoria significativa no design do interior, e na qualidade dos materiais usados, de onde se destacam os elementos metálicos, acabamentos em pele e borracha em locais como nas pegas das portas ou nos comandos rotativos do sistema de infoentretenimento e da climatização, conferindo-lhe um ar robusto e aventureiro. Porém, o elemento mais inovador foi o espelho retrovisor digital, que além de usar o habitual espelho, permite a utilização de uma câmara traseira para que possa ver a estrada quando tiver a visão obstruída com passageiros ou espaço de carga lotado.
O sistema de infoentretenimento Toyota Touch 2 recebe uma importante actualização no hardware, permitindo-lhe assim ser mais rápido a responder ao toque no ecrã, bem como adicionou novas funcionalidades no seu manuseamento. Este sistema permite interagir com a aplicação móvel MyT Toyota, que permite criar uma conta de utilizador associada ao veículo, para poder criar trajectos que podem ser descarregados posteriormente para sistema de navegação do RAV4, bem como agendar serviços de manutenção no concessionário mais próximo de si, ou simplesmente recordar-se de onde estacionou.
Embora não seja oficial, o novo hardware permitirá que, através de uma actualização de software, seja possível suportar as plataformas Apple CarPlay e Android Auto, assim que todas as questões legais relacionadas com a privacidade dos dados dos utilizadores estejam resolvidas entre a Toyota, Apple e Google. De resto, o novo RAV4 destaca-se ainda por oferecer a segunda geração do sistema de segurança activa Toyota Safety Sense, que incluí sistema de pré-colisão com detecção de peões, cruise control adaptativo inteligente, aviso de saída de faixa de rodagem com assistência de direcção e luzes de máximos automáticos.
Conforme já foi dito, o novo RAV4 está disponível exclusivamente com motorização híbrida, embora ainda existam alguns países onde estará disponível com motorização a gasolina de menor cilindrada, por questões fiscais. Para a grande maioria dos países, no qual Portugal está incluído, o novo RAV4 incluirá o novo motor 2.5 de quatro cilindros de ciclo Atkinson, que oferece uma eficiência térmica de pico de 41%, sendo o mesmo motor que equipará o novo Lexus GS 300h.
Este motor de quatro cilindros funciona em conjunto com um novo motor eléctrico associado à nova transmissão Direct Shift CVT, garantindo uma potência total de 218 cavalos, ou 222 cavalos na versão AWD-i, que recorre a um motor eléctrico adicional colocado no eixo traseiro. Esta solução permite simular um sistema de tracção às quatro rodas mecânico, especialmente útil nas incursões fora de estrada ao conseguir transferir até 80% do binário ao eixo traseiro (face a 60% na anterior geração), tendo ainda a vantagem de, por não existir ligação mecânica, não penalizar os consumos.
Disponível em cinco níveis de equipamento, a Toyota espera que a versão com maior sucesso comercial seja a versão Square Collection, que oferece equipamentos de série como jantes de 18 polegadas pretas, luzes LED, vidros traseiros escurecidos, tejadilho Night Sky, bancos em pele com ajuste eléctrico no condutor, alerta do ângulo morto e detecção traseira de aproximação de veículos. De referir que a versão de tracção dianteira (FWD) é classe 1 nas portagens, quando associado ao dispositivo Via Verde.
Nível de equipamento | Versão | Preço |
RAV4 Active | FWD | €38.790 |
RAV4 Comfort | FWD | €41.390 |
RAV4 Comfort | AWD-i | €44.590 |
RAV4 Square Collection | FWD | €44.590 |
RAV4 Square Collection | AWD-i | €47.790 |
RAV4 Exclusive | FWD | €46.590 |
RAV4 Exclusive | AWD-i | €49.790 |
RAV4 Lounge | FWD | €49.590 |
RAV4 Lounge | AWD-i | €52.790 |