O Grupo Brisa lançou um programa de inovação, o Ahead, para incentivar startups a desenvolver soluções que «melhorem a segurança rodoviária». O desafio, aberto a empresas nacionais e internacionais, tem como objectivo «reforçar a protecção de condutores e trabalhadores das autoestradas».
As propostas devem focar-se na «melhoria da comunicação com os condutores, permitindo alertas mais rápidos» sobre acidentes, obstáculos na via ou alterações na circulação. «Queremos ferramentas que facilitem a prestação de informação pronta sobre a segurança na estrada», refere a empresa.
Outro foco do Ahead é a sensibilização para «boas práticas de condução», abordando temas como o excesso de velocidade, o uso do telemóvel ao volante e as manobras perigosas. Além disso, as soluções devem «contribuir para a optimização do fluxo de trânsito e a protecção de zonas de trabalho», reforça a Brisa.
As candidaturas começam a poder ser feitas entre 17 de Fevereiro (Segunda-Feira) e o «final de Março», com uma fase de pré-selecção em Abril. Os projectos finalistas do Ahead serão apresentados a 29 de Maio, altura em que a empresa seleccionará as soluções a desenvolver.