Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

EC40 Black Edition: conduzimos um Batmobile sueco que presta homenagem a Gotembugo

©MotorMais | Volvo EC40 Black Edition©MotorMais

O Volvo C40 já era uma proposta distinta dentro da gama eléctrica da marca, mas a nova edição Black Edition (agora com a designação ‘EC’) eleva essa exclusividade a outro nível.

Totalmente “pintado” de preto Ónix e com jantes Black Edition de vinte polegadas e cinco raios (os pneus são 235/45 R20), este SUV coupé assume uma estética sofisticada e que, quanto a nós, como que evoca a imagem de um Batmobile, no que podia ser um Volvo Fladdermusbilen (uma tradução livre do nome do automóvel do Batman, em sueco). Mas será que, além da aparência, este EC40 tem mais alguns argumentos?

A Volvo manteve a filosofia minimalista no habitáculo do EC40 Black Edition, mas adicionou detalhes que reforçam a identidade escandinava do modelo. O cockpit apresenta painéis em borracha texturizada com mapas que evocam a capital da Suécia, Gotemburgo.

Na porta do condutor, destacam-se as ilhas de Brännö e Asperö, enquanto o tablier exibe os bairros de Torslanda e Biskopsgården, com outras zonas de Gotemburgo representadas por cima do porta-luvas. A porta do passageiro também não foi esquecida, com referências aos distritos de Kålltorp e Sävedalen, assim como ao lago Härlanda Tjärn.

©TRENDY Report | Volvo EC40 Black Edition
©MotorMais

São detalhes como estes que, embora digam pouco ao público português (ao menos, a nós, despertou-nos a curiosidade para saber mais sobre a topografia da Suécia), contribuem para subir um pouco o nível da experiência com um automóvel – afinal, que outros modelos são, também uma aula de geografia?

O revestimento das portas e o piso em tecido (pareceu-nos uma espécie de alcatifa) reforça o ambiente acolhedor deste EC40, contrastando com a agressividade exterior. O tecto panorâmico fixo, sempre aberto, contribui para uma sensação de maior espaço e luminosidade a bordo, mas gostávamos de ter uma opção que o permitisse tapar, para que este conforto fosse ainda maior (e a privacidade também).

O sistema de infoentretenimento mantém a integração com os serviços da Google, incluindo o Maps e o Assistant, que já se tornaram um sinónimo da oferta Volvo. No entanto, continua a faltar o acesso ao Apple CarPlay e Android Auto sem fios, um ponto que acaba por decepcionar. Este era um update que a marca sueca devia ter feito nesta Black Edition. Em termos de conectividade, há carregamento sem fios Qi e duas portas USB-C à frente, complementadas por mais duas para quem viaja nos bancos traseiros.

©TRENDY Report | Volvo EC40 Black Edition
©MotorMais

Sem qualquer surpresa, os comandos físicos mantêm-se reduzidos ao essencial, algo que também é uma imagem de marca das novas gerações de automóveis Volvo. Temos botões para o desembaciamento dos vidros, avançar/recuar numa playlist/rádio e um grande botão de play/pause no centro, abaixo do ecrã.

O volante segue o mesmo princípio, com os comandos do Pilot Assist e Adaptive Cruise Control à esquerda e os controlos de volume, rádio, comandos de voz e visualização do painel de instrumentos à direita. Ou seja, tudo continua muito organizado e intuitivo nesta Black Edition.

Como já era esperado, o EC40 Black Edition (lançado em paralelo com o EX40, com o mesmo conceito) mantém a abordagem de início à condução sem botão de arranque. Basta sentarmo-nos no banco para que os sensores activem o sistema. Quando queremos terminar uma viagem, o carro desliga-se automaticamente ao sair, após seleccionar a posição de marcha ‘P’.

©TRENDY Report | Volvo EC40 Black Edition
©MotorMais

Em estrada, a experiência continua a ser dominada pelo conforto e pela eficiência. Os consumos são apresentados em tempo real no painel de instrumentos, permitindo uma gestão precisa da autonomia. Tal como já tínhamos experimentado, a condução é fluida e silenciosa, mas a visibilidade traseira continua a ser um ponto fraco.

A Volvo podia ter mudado isto na Black Edition? Não, até porque isso iria alterar de forma drástica a estética do EC40, mas a verdade é que o vidro traseiro pequeno limita a percepção do que se passa atrás do carro. Aqui, e quando estamos a fazer marcha-atrás, a câmara traseira, com um efeito fish-eye, poderia oferecer uma perspectiva mais ampla e desafogada, mas isso nem sempre acontece, pois a lente apanha parte do para-choques e da mala – parece que está dentro de algo.

O Volvo EC40 Black Edition reforça o carácter distinto do SUV eléctrico da marca sueca, com uma estética que vai agradar a um nicho de clientes que gosta de conduzir automóveis diferentes da maioria. No entanto, este modelo mantém algumas das limitações já conhecidas do C40 original (que testámos em 2023), como a visibilidade traseira reduzida e a ausência de Apple CarPlay e Android Auto sem fios.

©TRENDY Report | Volvo EC40 Black Edition
©MotorMais

Ainda assim, para quem procura um eléctrico com personalidade e um toque de exclusividade, este Fladdermusbilen é uma proposta a considerar. Resta dizer que o EC40 Black Edition está disponível em Portugal com um preço-base de 59 298 euros (apenas na versão Plus), embora com opção por Single Motor (de série, com 478 km de autonomia), Single Motor Extended Range (573 km de autonomia, 2706 euros) ou Twin Motor (544 km de autonomia, 6642 euros).

Deixe um comentário