Primeiras impressões: C10, o SUV silencioso da Leapmotor que faz lembrar um automóvel Tesla

Depois de termos dado a conhecer as nossas impressões iniciais sobre o citadino compacto T03, faltava saber como tinha sido o primeiro contacto com o outro automóvel eléctrico da chinesa Leapmotor.
O SUV C10 é, obviamente, uma proposta que fica nos antípodas do T03: com 218 cv, este modelo tem uma autonomia de 420 km WLTP e vai ficar disponível duas versões: Style (37 400 euros) e Design (38 900 euros). A primeira sensação que temos ao entrar neste automóvel é a ideia de já termos visto o design do cockpit em algum lado.

Na verdade, o C10 assume uma identidade visual fortemente inspirada na Tesla. O volante é praticamente idêntico ao dos modelos da marca americana (com os botões redondos) e o interior segue a mesma filosofia minimalista. Não há botões físicos: tudo é controlado através do ecrã central, que mantém uma barra de rodapé permanente para os principais comandos, como já tínhamos experimentado no T03.
O sistema operativo (LeapOS) é fluído, intuitivo q.b e centra todas as acções no grande ecrã táctil localizado a meio do tablier. A interface é personalizável e permite adicionar atalhos à bandeja de acesso rápido, facilitando a navegação e o uso das funcionalidades mais habituais.

Já a arrumação está bem dimensionada, com duas bases para copos e garrafas, uma bandeja de carregamento sem fios (Qi) e um compartimento adicional sob o apoio de braço. Há ainda mais dois suportes para copos e portas USB-C e USB-A numa secção inferior em forma de “ponte”. O porta-luvas, por outro lado, é pequeno e poderá não ser suficiente para guardar mais que o essencial.
A entrada e saída do C10 dispensam uma chave: a abertura é feita por telemóvel (com a app da marca) ou ao encostar um cartão ao espelho retrovisor da esquerda. Para começar a conduzir, não há um botão ‘Start/stop’: basta colocar o cartão na bandeja de carregamento sem fios para ligar o carro (depois, pode ser retirado deste local).
O habitáculo do C10 combina plásticos com superfícies mais macias, conferindo-lhe um aspecto premium; a sensação global é de um habitáculo muito confortável e muito bem insonorizado. Durante cerca de uma hora que conduzimos este SUV, o silêncio a bordo foi constante.

Um detalhe interessante é a câmara instalada à esquerda do condutor, destinada a monitorizar a sua atenção, um extra que reforça a aposta na segurança da Leapmotor (o C10 tem 21 sensores e 17 funcionalidades de assistências à condução, como ficámos a saber durante a keynote da marca).
Em resumo, o Leapmotor C10 promete ser uma opção interessante para quem procura um SUV eléctrico com um design actual e tecnologia avançada. O minimalismo extremo pode não agradar a todos, especialmente pela ausência de botões físicos, mas a integração inteligente dos comandos no ecrã e a experiência fluida do LeapOS são os principais pontos a seu favor.