Citroën renova o AMI e faz chegar a Portugal mais um Buggy, desta vez “sem limites”

Em 2021, a marca francesa lançava em Portugal um novo conceito de automóvel (na verdade, um quadriciclo): o AMI, que tivemos oportunidade de conduzir na apresentação nacional, em Lisboa, tinha um motor eléctrico de 6 kW e uma bateria que podia ser carregada numa tomada de 220 V.
Com uma autonomia de 75 km e uma velocidade máxima de 45 km/h, o AMI apenas pode ser conduzido em cidade – não pode andar em auto-estradas, IC ou passar a ponte 25 de Abril, por exemplo. A personalização é um dos conceitos-chave deste modelo, com vários elementos cosméticos a poderem ser adicionados à versão-base, como decalques exteriores.
No Verão de 2023, a Citroën anunciou a disponibilidade nacional de um Buggy, limitado a cinquenta unidades e, agora, confirma o regresso deste modelo, mas com uma importante diferença: deixa de ter este constrangimento.

O AMI Buggy é descrito como um modelo «intrépido e aventureiro, sem portas e sem tecto». Aqui, as portas são «substituídas por aros metálicos pretos, montados em dobradiças», embora haja «coberturas de portas com fecho de correr e uma capota». Atrás, este quadricilo tem um spoiler preto; as jantes são em aço dourado e têm catorze polegadas.
No interior, este modelo tem «três caixas de arrumação coloridas, um gancho para sacos colorido, um conjunto de dois tapetes coloridos, um conjunto de duas redes coloridas para as portas, uma rede de separação central, um suporte para smartphone e uma My Connect Box com My Ami Play para ligar um smartphone».

Este Buggy tem ainda uma versão em amarelo, a Palmeira, que fica disponível por 9990 euros; já o modelo convencional, começa nos 9590 euros.
A alternativa ao Buggy é o AMI renovado, com «dimensões idênticas às da anterior geração», mas que agora se apresenta com uma «nova secção frontal e traseira», que, segundo a Citroën, lhe dá uma «personalidade mais forte».

O quadriciclo tem ainda «faróis elevados na base do para-brisas» e «ranhuras moldadas nos guarda-lamas dianteiro direito e traseiro esquerdo», que a marca diz ser uma homenagem ao 2CV de 1948; os preços começam nos 7990 euros. Estas duas novas versões juntam-se às Cargo e PEPS, anunciadas em 2024.
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