Numa posição quase de anfitrião, a BMW Motorrad prepara-se para apresentar uma mão cheia de novidades para o Salão de Colónia INTERMOT, que decorrerá entre os dias 1 e 5 de Outubro. Entre a extensa lista de novidades, destacamos alguns modelos que farão as delícias de qualquer adepto das duas rodas, como as novas gerações da BMW R1200 RS, S1000 RR, R1200 R e as C600 Sport e C650 GT.
Começando pela Turístico-Desportiva R1200 RS, este modelo mantém a tradição, ao aliar um motor bicilindrico boxer com 1200 cc e 125cv, o mesmo bloco que é usado nas actuais R1200 GS, GS Adventure e RT. Porém, devido ao seu caris mais desportivo, a BMW alterou a entrega de binário, que foi aumentado ligeiramente a baixas rotações, adicionou um novo colector de escape 2-1 que está ligado a um silenciador final colocado de forma angular para um melhor comportamento dinâmico, e a integração de uma nova caixa-de-ar modificada com novas condutas de admissão.
Para garantir que as suas viagens decorrem sem problemas, conta com a ajuda de inúmeros sistemas electrónicos, como o ABS, ASC (Automatic Stability Control), ESA (Electronic Suspension Adjustment) e dois modos de condução (Rain e Road), existindo um terceiro (opcional) PRO que funciona em conjunto com o DTC (Dynamic Traction Control). O quadro, embora mantenha o princípio de uma construção tubular, utiliza uma estrutura nova em aço com o bloco do motor a servir de elemento de suporte da estrutura. A suspensão dianteira deixou de lado o habitual sistema Telelever para dar lugar a uma forquilha invertida, estando a suspensão traseira equipada com um EVO Paralever.
[fancygallery id=”5″ album=”127″]
De seguida temos a roadster R1200 R, que utiliza praticamente todas as novidades introduzidas na R1200 RS, como o motor 1200 cc boxer de 125cv, novo sistema de admissão, escape, suspensão dianteira e traseira e todas as ajudas electrónicas, mas num corpo “despido”. Face à anterior geração, será notório o significativo aumento de binário sobre todos os regimes de rotação, sendo este ainda mais linear.
[fancygallery id=”5″ album=”128″]
Chegada à novidade mais aguardada, a BMW acabou por lançar a nova superdesportiva S1000 RR, a evolução do modelo originalmente lançado em 2009 e que recebe agora sérias mudanças. O quadro da nova S1000 RR recebe uma nova estrutura e geometria, tal como a suspensão que poderá ser de gestão electrónica DDC (Dynamic Damping Control) como opção, tal como acontece na exclusiva HP4.
Com menos 4kg de peso (204kg total com depósito cheio), a nova superbike da BMW recebeu um aumento de potência, totalizando agora 199cv declarados num bloco de quatro cilindros que sofreu significativas alterações internas. A electrónica também foi uma forte aposta na nova S1000 RR, passando a estar disponíveis três modos de motor de série (Rain, Sport e Race), existindo em opção dois modos adicionais (Slick e User), caso instale o sistema PRO.
[fancygallery id=”5″ album=”129″]
No que toca a scooters, a BMW reservou para o salão duas edições especiais das suas Maxi Scooters, a C600 Sport e a C650 GT. Destinadas a oferecer um look e uma resposta mais desportiva, a C600 Sport utiliza o esquema de cores racing da BMW, com o azul racing metálico e preto sapphire metálico, juntamente com um banco desportivo e um silenciador da Akrapovic. A C650 GT por sua vez utiliza um desenho mais elegante, com uma pintura negra metalizada, e um maior nível de equipamento, como as luzes diurnas em LED, banco aquecido para condutor e passageiro, punhos aquecidos e sistema de monitorização de pressão dos pneus. Ambos os modelos irão substituir as anteriores edições especiais, e chegarão ao mercado na Primavera do próximo ano.