O mercado dos SUV compactos, ou crossover se preferir, tem assistido à chegada de diversos modelos que começam a reunir argumentos cada vez mais interessantes, pois oferecem algumas capacidades de todo-o-terreno (na realidade permitem subir passeios sem danificar os pára-choques ou as saias laterais) ao mesmo tempo que oferecem mais espaço e conforto que um tradicional hatchback.
E que tal o desempenho? Bem, pelo menos no que toca ao novo Mercedes-Benz GLA 45 AMG, isso não é certamente um problema, uma vez que estamos perante o motor de quatro cilindros mais potente do mercado, com apenas dois litros de capacidade e que, graças a um poderoso turbo, garante uma potência total de 360cv e 450Nm de binário.
O resultado são mais de 180cv por litro, um valor no mínimo impressionante, mas que associado à excelente caixa de sete velocidades de dupla embraiagem AMG Speedshift DCT7 e ao delicioso sistema de escape desportivo garantem um andamento delicioso, tal como a sonoridade emitida pelo mesmo. Foram demasiadas as ocasiões em que circulei com as janelas abertas e abusei da segunda e terceira mudança só para me deliciar com os “rateres” gerados pelo escape, incluindo as reduções. Delicioso.
Graças ao uso do sistema 4MATIC de tracção às quatro rodas da Mercedes (que permite repartir até 50% da força para o eixo traseiro), este GLA, embora seja 40mm mais alto que o Classe A (mas é 15mm mais baixo que um GLA tradicional) revelou um comportamento digno de um desportivo, com a vantagem (segundo disseram aqueles que tiveram coragem de serem meus acompanhantes) de este GLA conseguir ser significativamente mais confortável que o A45 AMG.
Este comportamento, mesmo com o aumento de altura ao solo, só foi conseguido graças ao extenso reforço na suspensão com novos amortecedores, molas, casquilhos, barras estabilizadoras e até mesmo nos apoios de direcção. De resto temos os habituais pormenores AMG, como a assinatura do responsável pela montagem do motor (neste caso em particular foi um tal de Sr. Stefan), os cintos de segurança vermelhos, os excepcionais bancos de competição da Recado em pele e a tradicional manete da caixa de velocidades AMG em alumínio e pele.
Como é habitual, a Mercedes decidiu rechear este modelo do parque de imprensa com inúmeros opcionais (quase 20 mil euros de extras), como o excelente sistema de som da Harman/Kardon, que só deve ser usado quando estiver em viagem ou quando utilizar a caixa de velocidades em modo “C”, o mais económico. Outros extras incluídos são as bonitas jantes de 20 polegadas de 10 raios com acabamento em preto mate.
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Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha Turbo | Velocidade Máxima | 250 km/h |
Capacidade | 1991 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 4,8 s |
Potência | 360 cv (6000 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 450 Nm (2250 rpm) | Urbano (anunciado) | 9,9 |
Transmissão | Extra-urbano (anunciado) | 6,1 | |
Tracção | Às quatro rodas | Combinado (anunciada) | 7,5 |
Caixa | Automática de 7 velocidades | Emissões CO2 | 175 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) | 4417 / 1804 / 1494 mm | Valor base | €65 195 |
Peso | 1585 kg | Valor viatura testada | €85 727 |
Bagageira | 481 / 1235 litros | I.U.C. | €229.36 |
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