O Sahara Desert Challenge, uma prova que tenta recriar os troços e o espírito do mítico Rally Dakar, recebeu este ano um participante inesperado, um pequeno Fiat Panda Cross, demonstrando assim como não é necessário um veículo criado de raiz para uma prova exigente como esta para poder desfrutar de momentos únicos ao longo dos cinco países que compõem a prova (Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia e Senegal).
Com várias pistas “fora de estrada” no Sudeste de Marrocos, interior e litoral do Sahara Ocidental Marroquino, interior e litoral da Mauritânia e norte e litoral do Senegal, o pequeno Panda Cross irá encontrar o seu habitat natural para dar prova das suas capacidades fora-de-estrada.
Face ao Panda 4×4, o Panda Cross oferece melhores ângulos de ataque e de saída (24º e 33º), maior ângulo ventral, pneus “All Seasons”, maior altura ao solo (161mm para versão TwinAir e 158mm para Multijet), caixa manual de 6 velocidades específica com primeira mudança curta, tracção às quatro rodas com diferencial bloqueante electrónico e selector de modo de condução fora-de-estrada com três modos distintos (Auto, Off-Road e Hill Descent Control). E tudo isto sem contar com um preço que é metade da média dos SUV mais vendidos na Europa.