Secções

Notícias

Ensaios

Ensaios

Opel Corsa 1.0 Turbo Colour Edition: Eficácia acima de tudo

MotorMais

O lançamento de uma nova geração de um modelo com o peso e história como o Corsa não é tarefa fácil, mas a Opel parecem ter realizado um resultado que é, no mínimo, impressionante. Este foi o resultado que tive oportunidade de comprovar, não só durante a apresentação internacional em Frankfurt como durante uma semana inteira no qual tive oportunidade de testar o novo Corsa, na sua versão de cinco portas e Color Edition, aquela que deverá ter maior procura em Portugal.

É certo que esta versão, em particular pela cor optada, não tem a beleza nem o carisma do pequeno Adam que testei recentemente, mas acredite que a versão de três portas com a linha de equipamento OPC não vai ter grande dificuldade em chamar à atenção, porque nessa versão a Opel conseguiu manter as linhas atraentes da dianteira ao longo de todo o chassis, terminando com os elegantes farolins em formato 3D que estão perfeitamente integrados no design do Corsa.

Porém, embora não tão bonito, a realidade é que esta versão de cinco portas é, efectivamente, a mais útil, não só pela facilidade no acesso aos lugares traseiros como pelo facto de oferecer, nesses mesmos lugares, um espaço maior em altura e largura que a versão de três portas, algo que já ocorria na anterior geração. Esta situação não é de estranhar, uma vez que a base é a mesma, tal como a volumetria e o peso, à anterior geração, é no interior e nos pormenores que este novo Corsa se distingue dos seus antecessores.

A suspensão, por exemplo, embora utilize o mesmo sistema McPherson à frente e eixo de torção atrás, a alteração nas afinações permitiu tornar o novo Corsa mais confortável, sem prejudicar o comportamento dinâmico. Também a direcção foi melhorada, estando agora mais rápida a responder, mais sensível e estável a alta velocidade, existindo agora um modo City que permite torna-la ainda mais leve, ideal para os percursos citadinos.

No interior encontram-se as verdadeiras novidades, como a presença do novo tablier, onde toda a instrumentação, todos os botões, sistema de climatização e de infoentretenimento está de acordo com o que foi usado pelo Adam, modelo no qual este interior é, claramente, inspirado. Ao centro encontra-se o novo (no Corsa) sistema de infoentretenimento IntelliLink, composto por um ecrã táctil de 7 polegadas que poderá ser ligado ao seu Smartphone para utilizar no ecrã do sistema aplicações instaladas no seu dispositivo móvel, como a App de navegação BringGo.

A outra grande novidade é a utilização daquela que é, de momento, a melhor motorização que a Opel dispõe no seu extenso catálogo, o brilhante três cilindros 1.0 turbo, que neste caso específico oferece 115cv, mais do que suficiente para oferecer um excelente desempenho ao novo Corsa, não só a nível de velocidade, aceleração bem como nos consumos, que em certas ocasiões rondaram a casa dos cinco litros por cada 100km.

Recordo que esta motorização, embora seja um três cilindros, garante um funcionamento extremamente suave e silencioso, graças à aplicação de um veio de equilíbrio colocado no cárter. Esta solução, em conjunto com a suave caixa manual de seis velocidades e as melhorias aplicadas no isolamento acústico da carroçaria garantem um trabalhar tão silencioso que parecia estar a bordo de um automóvel de segmento superior. Verdadeiramente impressionante.

[fancygallery id=”2″ album=”224″]

Com este ensaio estreamos uma parceria com a Spotify, o serviço de streaming de música que utilizamos aqui na MotorMais durante os ensaios de todos os automóveis para os testes a sério dos sistemas de infoentretenimento. Em todos os ensaios iremos atribuir uma música que se enquadra com o veículo testado, deixando aqui o endereço para poder aceder ao leitor de média da Spotify para poder ouvir a música que escolhemos. Esperemos que este seja o início de uma longa parceria com a Spotify.

[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]

MotorPrestações
TipoTrês cilindros em linha turboVelocidade Máxima195 km/h
Capacidade999 ccAceleração (0-100 km/h)10,3 s
Potência115 cv (5000 rpm)Consumos (litros/100 km)
Binário170 Nm (1800 rpm)Urbano (anunciado)6,0
TransmissãoExtra-urbano (anunciado)4,3
TracçãoDianteiraCombinado (anunciada)4,9
CaixaManual de 6 + m.a.Emissões Co2115 g/km
ChassisPreço
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.)4021 / 1736 / 1481 mmValor base€16 190
Peso1199 kgValor viatura testada€15 790
Bagageira285 litrosI.U.C.€98.80

[/toggle] [/toggles]