O lançamento de uma nova geração de um modelo com o peso e história como o Corsa não é tarefa fácil, mas a Opel parecem ter realizado um resultado que é, no mínimo, impressionante. Este foi o resultado que tive oportunidade de comprovar, não só durante a apresentação internacional em Frankfurt como durante uma semana inteira no qual tive oportunidade de testar o novo Corsa, na sua versão de cinco portas e Color Edition, aquela que deverá ter maior procura em Portugal.
É certo que esta versão, em particular pela cor optada, não tem a beleza nem o carisma do pequeno Adam que testei recentemente, mas acredite que a versão de três portas com a linha de equipamento OPC não vai ter grande dificuldade em chamar à atenção, porque nessa versão a Opel conseguiu manter as linhas atraentes da dianteira ao longo de todo o chassis, terminando com os elegantes farolins em formato 3D que estão perfeitamente integrados no design do Corsa.
Porém, embora não tão bonito, a realidade é que esta versão de cinco portas é, efectivamente, a mais útil, não só pela facilidade no acesso aos lugares traseiros como pelo facto de oferecer, nesses mesmos lugares, um espaço maior em altura e largura que a versão de três portas, algo que já ocorria na anterior geração. Esta situação não é de estranhar, uma vez que a base é a mesma, tal como a volumetria e o peso, à anterior geração, é no interior e nos pormenores que este novo Corsa se distingue dos seus antecessores.
A suspensão, por exemplo, embora utilize o mesmo sistema McPherson à frente e eixo de torção atrás, a alteração nas afinações permitiu tornar o novo Corsa mais confortável, sem prejudicar o comportamento dinâmico. Também a direcção foi melhorada, estando agora mais rápida a responder, mais sensível e estável a alta velocidade, existindo agora um modo City que permite torna-la ainda mais leve, ideal para os percursos citadinos.
No interior encontram-se as verdadeiras novidades, como a presença do novo tablier, onde toda a instrumentação, todos os botões, sistema de climatização e de infoentretenimento está de acordo com o que foi usado pelo Adam, modelo no qual este interior é, claramente, inspirado. Ao centro encontra-se o novo (no Corsa) sistema de infoentretenimento IntelliLink, composto por um ecrã táctil de 7 polegadas que poderá ser ligado ao seu Smartphone para utilizar no ecrã do sistema aplicações instaladas no seu dispositivo móvel, como a App de navegação BringGo.
A outra grande novidade é a utilização daquela que é, de momento, a melhor motorização que a Opel dispõe no seu extenso catálogo, o brilhante três cilindros 1.0 turbo, que neste caso específico oferece 115cv, mais do que suficiente para oferecer um excelente desempenho ao novo Corsa, não só a nível de velocidade, aceleração bem como nos consumos, que em certas ocasiões rondaram a casa dos cinco litros por cada 100km.
Recordo que esta motorização, embora seja um três cilindros, garante um funcionamento extremamente suave e silencioso, graças à aplicação de um veio de equilíbrio colocado no cárter. Esta solução, em conjunto com a suave caixa manual de seis velocidades e as melhorias aplicadas no isolamento acústico da carroçaria garantem um trabalhar tão silencioso que parecia estar a bordo de um automóvel de segmento superior. Verdadeiramente impressionante.
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Com este ensaio estreamos uma parceria com a Spotify, o serviço de streaming de música que utilizamos aqui na MotorMais durante os ensaios de todos os automóveis para os testes a sério dos sistemas de infoentretenimento. Em todos os ensaios iremos atribuir uma música que se enquadra com o veículo testado, deixando aqui o endereço para poder aceder ao leitor de média da Spotify para poder ouvir a música que escolhemos. Esperemos que este seja o início de uma longa parceria com a Spotify.
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Motor | Prestações | ||
Tipo | Três cilindros em linha turbo | Velocidade Máxima | 195 km/h |
Capacidade | 999 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 10,3 s |
Potência | 115 cv (5000 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 170 Nm (1800 rpm) | Urbano (anunciado) | 6,0 |
Transmissão | Extra-urbano (anunciado) | 4,3 | |
Tracção | Dianteira | Combinado (anunciada) | 4,9 |
Caixa | Manual de 6 + m.a. | Emissões Co2 | 115 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) | 4021 / 1736 / 1481 mm | Valor base | €16 190 |
Peso | 1199 kg | Valor viatura testada | €15 790 |
Bagageira | 285 litros | I.U.C. | €98.80 |
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