Como forma de ir ao encontro das necessidades do futuro, em tornar os veículos mais eficientes através da utilização de materiais mais leves, a Ford desenvolveu, em parceria com o Departamento de Energia dos Estados Unidos da América, um Ford Fusion (a base do Mondeo europeu) que viu o seu peso total reduzido em 25%, ou seja, passou dos 1554Kg para uns 1194Kg (menos 360kg), o equivalente a um Ford Fiesta.
Para tal a Ford teve que aplicar materiais utilizados em dispositivos eletrónicos que são conhecidos pela sua resistência e baixo peso, como um vidro endurecido através de acção química, plásticos leves, magnésio e fibra de carbono. Alguns elementos chaves foram substituídos por componentes mais leves, como elementos da carroçaria que passaram a usar o alumínio, e alguns elementos da suspensão dianteira que passaram a ser de composto plástico.
No total, todos os elementos da suspensão passaram a pesar menos 30%, tendo os vidros e os interiores acusado uma diminuição na casa dos 35%, o suficiente para garantir a este modelo consumos (e emissões) significativamente mais baixos, ao mesmo tempo que se melhora o desempenho com as motorizações actuais.
[fancygallery id=”1″ album=”16″]