Secções

Notícias

Ensaios

Desporto

Porsche vitoriosa nas 24 Horas de Le Mans

Passaram-se 17 anos desde a última vitória em Le Mans para a Porsche conquistar a sua 17º vitória, reforçando a sua posição enquanto construtor com maior número de vitórias no Circuito de La Sarthe. A edição deste ano, a 83ª, decorreu durante o fim de semana passado, e terminou com a Porsche vitoriosa com a conquista das duas primeiras posições na categoria LMP1, como com um terceiro lugar na categoria GT-AM, através da equipa privada Dempsey – Proton Racing.

A equipa vencedora, que terminou a prova com uma volta de avanço sobre os seus companheiros de equipa no Porsche 919 Hybrid #17 (apelidado de “Barão Vermelho”), era composta pelo jovem Earl Bamber, Nick Tandy e Nico Hülkenberg, piloto de Fórmula 1. Com esta vitória, a Porsche conseguiu, ao fim de dois anos na modalidade, terminar com a hegemonia da Audi, que conquistou 13 das últimas 15 corridas em Le Mans.

Em terceiro lugar ficou o Audi R18 e-tron quattro de Fässler, Lotterer e Tréluyer, tendo o Audi de Filipe Albuquerque terminado em sétimo lugar, muito por culpa das diversas voltas perdidas com problemas com o circuito híbrido. Foi pena, pois Filipe Albuquerque chegou a liderar a corrida, e a bater o recorde da pista nas primeiras horas da prova.

Tal como a Audi, a prova não correu da melhor maneira para os construtores japoneses Toyota e Nissan, com o primeiro a revelar-se nítidamente incapaz de suportar o andamento dos modelos alemães, e com a Nissan a revelar um andamento inferior ao dos modelos da categoria “inferior” LMP2.

Na categoria de GT-Pro, vitória para o Corvette C7R de Oliver Gavin, Tommy Milner e Jordan Taylor, que conseguiram assim o impressionante feito, para a Corvette Racing GM, de conquistar as 24H de Le Mans, 24H de Daytona e 12H de Sebring numa só época. O pódio terminou com os dois Ferrari 458 Italia da AF Corse.

Quanto aos GT-AM, a sorte parecia traçada para Pedro Lamy, que dominou durante praticamente toda a prova (o piloto português conduziu durante metade da prova), tendo entregue os comandos ao proprietário da equipa, Paul Dalla Lana, que quis terminar a prova vitorioso, mas acabou por deitar tudo a perder a 45 minutos do final da corrida, entregando a vitória ao Ferrari 458 Italia da SMP Racing. O pódio ficou concluído com o Porsche 911 RSR de Dempsey, e pelo Ferrari 458 Italia da Scuderia Corsa.

[fancygallery id=”4″ album=”300″]