Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Novo BMW Série 7 revelado

BMW

Após vários teasers, a BMW revelou a sexta geração do seu modelo topo de gama Série 7, nas versões convencionais (G11) e longa (G12), que corresponde a mais 140mm de comprimento. Recorrendo fortemente à utilização de elementos em fibra de carbono reforçado com aço e ao alumínio, o novo Série 7 consegue ser até 130kg mais leve que o modelo anterior equivalente, ao mesmo tempo que apresenta uma maior rigidez estrutural.

Revelando novas linhas que reforçam o aspecto dinâmico, os novos conjuntos de jantes de 17 a 21 polegadas e a utilização de ópticas totalmente em LED de série (inclusive os faróis de nevoeiro), sendo possível optar pelo sistema de iluminação em LED, estreado no i8. Atrás destaque nos novos farolins em forma de “L” em LED.

No interior destaca-se o novo sistema de infoentretenimento iDrive, que passa a dispor de um ecrã táctil, bem como de um sistema de comandos através de gestos, que detecta determinados movimentos das mãos para a realização de um conjunto de diversas funções. Existem ainda novos comandos sensíveis ao toque, como nos elementos de climatização, que tornam a experiência de utilização do novo Série 7 em algo único.

Porém, é na versão longa que a experiência se manifesta na totalidade, especialmente se optar pelo Pack Executive Lounge, onde é possível desfrutar de um incremento no espaço para os ocupantes traseiros, implementação de bancos traseiros individuais, que podem ser ventilados e realizar massagens. Na consola central dos lugares traseiros poderá receber uma mesa desdobrável, suporte para copos e um tablet de 7 polegadas para controlar todas as funções (climatização e entretenimento) do sistema de infoentretenimento, que pode ser visualizaro através dos ecrãs colocados atrás dos encosto de cabeça dos bancos dianteiros.

A nível de motores, o novo Série 7 será proposto por quatro motorizações distintas, o 3.0 TwinPower Turbo diesel de seis cilindros com 265cv e 620Nm (730d, 730Ld, 730d xDrive e 730Ld xDrive), o 3.0 TwinPower Turbo de seis cilindros a gasolina com 326cv e 450Nm (740i e 740Li) e o topo de gama 4.4 TwinPower Turbo V8 a gasolina com 450cv e 650Nm (750i xDrive e 750Li xDrive).

Estará ainda disponível uma versão híbrida (740e, 740Le e 740Le xDrive), que será composto por um 2.0 TwinPower Turbo de quatro cilindros a gasolina com um motor eléctrico de 95cv e 250Nm, garantindo assim uma potência combinada de 326cv, autonomia em modo eléctrico até 40km e um consumo médio anunciado de 2,1l/100km.

Para tirar total partido das motorizações disponíveis, o Série 7 conta com uma suspensão pneumática de nivelamento automático e amortecimento pilotado (Dynamic Damper Control) nos dois eixos de série. Em opção poderá optar pela direcção activa, que já pode ser utilizada em conjunto com o sistema xDrive, e o Pacote Executive Drive Pro, que adiciona um sistema de controlo activo de chassis através do recurso a barras estabilizadoras activas electromecânicas. Este sistema consegue ainda, através das imagens captadas pela câmara estéreo, adaptar o comportamento da suspensão para minimizar e prevenir as oscilações da carroçaria devido às irregularidades da estrada. O novo Série 7 chegará a Portugal no final do ano.