À semelhança do que aconteceu com o Classe A, também o Classe B actual, lançado em 2011, foi criado a partir de uma folha em branco, ou seja, não partilha nada (além do nome) com a primeira geração. Inspirado no Concept do Classe A, com a frente de aspecto mais dinâmico e elegante que acabou por inspirar todos os restantes modelos compactos da marca (Classe A, CLA e GLA), o Classe B foi vítima de uma actualização que o tornou mais actual, aproximando-o mais dos lançamentos mais recentes, CLA e GLA.
Temos agora uma nova grelha mais simples, novos pára-choques mais desportivos e novas ópticas, que recebem uma nova assinatura visual criada pelas luzes LED diurnas, o novo Classe B está ainda mais bonito, e moderno. Este modelo em particular, que combina o Pack Exclusive AMG, recebe os pára-choques AMG e jantes de liga leve de 18 polegadas, que combinam na perfeição com a elegante pintura Cinzento Mountain metalizado, que quase transformam este modelo num pequeno familiar desportivo.
Bom, talvez tenha exagerado quando disse pequeno, pois se por fora parece estarmos perante um mini monovolume (não há forma de fugir às origens), por dentro pequeno é algo que não coincide. Temos espaço de sobra para os cinco ocupantes, que neste caso em particular, devido aos packs e extras incluídos, garantem conforto e algum luxo para todos. De destacar as forras das portas e o tablier em pele com pespontos em linha vermelha, bem como os bancos, também eles em pele, sendo esta perfurada ao centro, e aquecidos, ideal para os dias de inverno. O acabamento de diversos elementos a imitar fibra de carbono, bem como o novo volante desportivo de três raios e os pedais com capas em alumínio finalizam o aspecto desportivo do interior deste familiar.
Destaque para o novo sistema de infoentretenimento, que neste caso em particular utiliza um ecrã de 8 polegadas, ideal para tirar partido dos novos menus, mais elegantes e apelativos, oriundos do Classe C. Adorei o pormenor da elevada resolução da câmara de estacionamento traseira, bem como do peculiar sistema de alteração da luz ambiente com 12 cores distintas, para transformar o interior do Classe B de acordo com a sua disposição.
No que toca à motorização, este 200 CDI recorre ao conhecido quatro cilindros de 2.1 litros de cilindrada que com os seus 136cv de potência revela uma potência mais do que suficiente para um andamento desafogado. Naturalmente que a caixa automática de dupla embraiagem 7G-DCT ajuda, não só a tirar partido do potencial do motor, como a garantir uma condução suave e tranquila. Infelizmente este bloco começa a revelar a sua idade, especialmente em termos de ruído de funcionamento face ao recente 1.5 diesel utilizado nas versões 180 CDI.
[fancygallery id=”2″ album=”306″]
[toggles behavior=”toggle”] [toggle title=”Ficha Técnica”]
Motor | Prestações | ||
Tipo | Quatro cilindros em linha turbo | Velocidade Máxima | 210 km/h |
Capacidade | 2143 cc | Aceleração (0-100 km/h) | 9,8 s |
Potência | 136 cv (3200 rpm) | Consumos (litros/100 km) | |
Binário | 300 Nm (1400 rpm) | Urbano (anunciado) | 4,7 |
Transmissão | Extra-urbano (anunciado) | 3,5 | |
Tracção | Dianteira | Combinado (anunciada) | 4,0 |
Caixa | Automática de 7 velocidades | Emissões Co2 | 104 g/km |
Chassis | Preço | ||
Dimensões (Comp. / Larg. / Alt.) | 4393 / 1786 / 1557 mm | Valor base | €36 900 |
Peso | 1505 kg | Valor viatura testada | €42 959 |
Bagageira | 488 / 1547 litros | I.U.C. | €216.37 |
[/toggle] [/toggles]